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Consultoria em eSocial

A Consultoria em eSocial está estruturada para orientar a indústria no atendimento dos eventos de Segurança e Saúde Ocupacional.

O QUE É

A consultoria em eSocial está estruturada para orientar a indústria no atendimento e na correta implementação da ferramenta. São realizados os detalhamentos da abrangência das solicitações, os impactos no dia a dia da empresa, indicações de adequações sistêmicas e processuais e realização de diagnóstico a fim de levantar, mapear e diagnosticar a aderência da empresa em relação ao cumprimento do eSocial.

PARA QUEM?

Indústrias.

COMO PREENCHER OS DADOS NO ESOCIAL

O Ambiente Nacional do eSocial possui layouts específicos para cada um dos quatro eventos. Assim forma-se o Registro de Eventos do Trabalhador (RET). O cadastro de cada um segue uma cronologia para que faça sentido dentro da empresa. 

1 - Eventos iniciais: identificam o empregador/contribuinte, contendo dados básicos de sua classificação fiscal e também de sua estrutura administrativa

2 - Eventos de tabela: dizem respeito à organização da empresa, como ambientes de trabalho, cargos e funções.

3 - Eventos não periódicos: dizem respeito à vida laboral do trabalhador. São aqueles que não têm data prefixada para acontecer.

4 - Eventos periódicos: são aqueles que têm periodicidade previamente definida, composto por informações de folha de pagamento e outros. 

CUIDADOS COM SEGURANÇA E SAÚDE NO ESOCIAL

Os eventos relacionados às condições do trabalho que afetam a segurança e a saúde, como acidentes, exposições a agentes nocivos e exames periódicos, também estão contidos no novo sistema do eSocial. Trazem desafios próprios que requerem atenção redobrada. 

A plataforma, dentre as obrigações acessórias que serão unificadas, incorporou diversas informações relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em especial, aquelas obrigatórias no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), o cumprimento de algumas Normas Regulamentadoras (NR) e algumas legislações específicas associadas a essa temática. 

O PPP se constitui em um documento histórico-laboral que reúne informações do período em que o trabalhador exerceu suas atividades nas empresas, contemplando registros ambientais e resultados de monitoração biológica. Com o eSocial, o PPP será eletrônico e o seu preenchimento será feito a partir dos dados informados em eventos do próprio eSocial.

ÁREAS QUE SERÃO IMPACTADAS PELO ESOCIAL

Para construir o volume necessário de informações ao eSocial dentro do prazo exigido, os empregadores (empresas, ONGS, entes públicos, pessoas físicas e produtores rurais) necessitarão repensar as rotinas e os processos internos em que serão geradas tais informações. Haverá a integração das obrigações acessórias, e os dados eletrônicos de todos os vínculos ficarão acessíveis aos agentes fiscalizatórios, não importando o tipo de vínculo ou mesmo sua ausência, ou o tipo de Regime Previdenciário, se Geral ou Próprio. 

Alguns princípios devem ser observados para que os processos que vão gerar dados para o eSocial: precisão (qualidade da informação), conformidade (legal e padrões do eSocial) e eficácia (cumprimento de prazos). Serão impactadas as mais diversas áreas de gestão das empresas, considerando sua responsabilidade em gerar essas informações. Nessas áreas, as empresas deverão buscar a revisão dos processos, objetivando maior eficiência e integração entre toda a gestão, com o uso intensivo de novas tecnologias.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA AS EMPRESAS NO ESOCIAL

O eSocial não é fruto da mudança da legislação, mas sim da exclusiva intenção de criar um modelo eletrônico e transparente para o cumprimento de toda a legislação fiscal, previdenciária e trabalhista aplicável às relações de trabalho. 

Portanto, o grande desafio do eSocial é construir processos eficazes, eficientes e automatizados que permitam às empresas interligarem informações de diversas áreas anteriormente não integradas e outras que permaneciam apenas em arquivos, sem obrigação de envio aos entes fiscalizadores. 
Os pontos críticos na construção de novos processos estão nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, Folha e RH, cuja quase totalidade de seus processos serão alterados, exigindo precisão no uso da legislação, maior compartilhamento de informações e a correta divisão de responsabilidades.

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