O acesso ao mercado de trabalho é uma das formas mais eficazes de promover a inclusão e a igualdade, além de gerar benefícios para as empresas e seus clientes. Pensando nisso, o Sesi no Paraná, por meio do Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade, desenvolveu o projeto Indústria Acessível, que foi tema de reportagem gravada pelo Canal Futura no Campus da Indústria, em Curitiba. A matéria será exibida em breve na programação do canal.
O projeto consiste no uso de um aplicativo que, em conjunto com um trabalho de consultoria personalizada, orienta as indústrias e facilita o processo de inclusão de pessoas com deficiência, com foco na segurança, na saúde e na produtividade dos trabalhadores.
Como funciona
O app Indústria Acessível faz o mapeamento da acessibilidade e dos postos de trabalho nas empresas. Por meio do aplicativo, o engenheiro de segurança realiza a coleta dos dados da estrutura/arquitetura e das atividades executadas pelos colaboradores. Esses dados são enviados a uma plataforma web, que sinaliza a conformidade dos espaços às normas de acessibilidade, além de indicar quais funções podem ser desenvolvidas nos postos analisados.
A metodologia inclui ainda treinamentos com a equipe para a recepção da pessoa com deficiência e aponta as áreas de uso comum e áreas de produção que deverão ser adequadas. As adequações envolvem, por exemplo, as dimensões de vagas para PcDs e idosos no estacionamento, a altura de um corrimão, a disposição do balcão de atendimento na recepção, condições de banheiros e refeitórios. Da mesma forma, os postos de trabalho são analisados com base nas demandas físicas, cognitivas e perceptivas dos trabalhadores. A partir desses dados, o trabalho de recrutamento e seleção ganha agilidade e maior assertividade na contratação e manutenção dos novos talentos.
Saiba mais: