Frente aos desafios trazidos pela pandemia do Covid-19, o projeto Centro de Esporte e Educação Paraná precisou inovar para continuar seu trabalho durante o período de isolamento social, mantendo as aulas no formato online e flexibilizando os horários para participação das crianças.
A iniciativa teve tanto sucesso que, no mês de agosto, o projeto iniciará oficinas online de musicalização, possibilitando mais uma atividade para as crianças realizarem em casa durante o período em que se faz necessário o isolamento social.
O “Centro de Esporte e Educação Paraná” é um projeto de contraturno para crianças do 4º e 5º ano de escolas municipais ao entorno da Refinaria Getúlio Vargas (REPAR), em Araucária, e da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul através de convenio firmado entre Sesi e Petrobras.
O projeto abrirá novas inscrições para as crianças do 4º e 5º ano das escolas parceiras. As famílias interessadas podem entrar em contato pelo site ou pelo WhatsApp 41 98740-6369 para obter maiores informações.
Sobre o projeto:
Em formato online, atualmente a Oficina de Práticas Pedagógicas atende mais de 170 crianças, entre elas novos alunos do 4º e 5°ano além das crianças que já participavam no projeto em 2019, oriundas do 6º ano.
As atividades acontecem via grupo do WhatsApp e outras ferramentas online, durante toda a semana. Segundo a professora Daiane Mayra Mazepa da Oficina de Práticas Pedagógicas “foi por meio das interações on-line realizadas que pudemos conhecer melhor cada criança, fortalecendo o vínculo professor-aluno, como também interagir e prestar auxílio nas atividades propostas pelas escolas de maneira lúdica e prazerosa, porém de maneira significativa que contribui para o aprendizado.”
As principais atividades do projeto são compostas pelas rodas de conversa com grandes grupos realizando aulas de apoio e interação entre os colegas, atendimentos individuais para tirar dúvidas e dar atenção especial para cada aluno, com atendimento com hora marcada e as aulas de musicalização.
Com a chegada da nova oficina, a expectativa de acordo com a coordenadora do Projeto Rebecca Honorato “é através da Musicalização aumentar ainda mais o interesse das crianças em novas atividades e saberes, como a capacidade de escuta, apreciação e coordenação motora”.
Este foi o meio encontrado pelo Sesi e Petrobras para contribuir com as crianças e famílias da região a vivenciar sem sair de casa novas experiencias, conhecendo uma realidade que ultrapassa a comunidade onde vivem, incentivando a autonomia, estimulando a criatividade e fortalecendo a confiança de cada um.
As escolas parceiras são:
Araucária
São Mateus do Sul
Confira os depoimentos coletados no início de 2020:
Mais informações pelo site https://www.sistemafiep.org.br/centroesporteeducacao/