Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi Nacional, o ViraVida apoia jovens
com idade entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social.
Ao utilizar uma tecnologia de intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. O objetivo é a transformação de vidas por meio da inserção no mercado de trabalho, incluindo a participação em programas de Aprendizagem, realizados em parcerias com empresas.
Além de capacitação profissional, o programa oferece apoio psicossocial aos jovens. Uma das principais metas do ViraVida é garantir direitos fundamentais de acesso à educação, a profissionalização e à dignidade.
O programa está presente em 11 estados brasileiros e também em El Salvador. No Paraná, o ViraVida existe desde 2010 e já atendeu mais de 900 jovens. Desde 2014, o projeto mantém uma parceria com a Itaipu Binacional por meio do Termo de Cooperação Técnica entre Sesi, Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu.
Por meio da intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades, para alcançarem a transformação em suas vidas.
Durante 6 meses os jovens participam da "Pré-Aprendizagem" por meio de diversas oficinas em Foz do Iguaçu e Curitiba:
Após este período os jovens são encaminhados às empresas parceiras para o processo seletivo e contratação por meio do Programa de Aprendizagem em parceria com o SENAC, SENAI ou SENAT entre outras Instituições Formadoras.
Durante todo o Programa a equipe interdisciplinar realiza o acompanhamento das famílias e/ou responsáveis atuando em rede com o Sistema de Garantia de Direitos.
Por que ser uma empresa parceria
Sem custo para a empresa parceira, o programa ViraVida tem relação com a Lei de Aprendizagem, a qual prevê que empresas de médio e grande porte tenham em seus quadros entre 5% a 15% de jovens na condição de aprendiz.
Mas, mesmo que a empresa não esteja obrigada, pode ser uma opção interessante para treinamento e contração novos colaboradores. Entenda por quê:
Por meio do programa ViraVida, as empresas conseguem desenvolver o potencial do seu colaborador contando com o apoio do Sesi no Paraná, por meio de:
Quero ser uma empresa parceira
Para se tornar um parceiro, empresas de Curitiba ou Foz do Iguaçu devem entrar em contato com o Sesi no Paraná.
Junto com uma equipe que inclui orientador pedagógico, assistente social e psicólogo, o responsável da empresa vai alinhar o perfil do aprendiz necessário, área e função em que vai atuar na empresa. Não há custo para aderir.
Para mais informações, entre em contato por e-mail viravida@sesipr.org.br ou por telefone (41) 3271-7148.
.