Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.
Diversas peças do Festival de Curitiba têm inspiração em mitos gregos, mas uma tenta fundar uma nova cosmogonia - espécie de lenda sobre a criação do universo. Hieronymus nas Masmorras, com texto escrito por Luiz Felipe Leprevost para o Núcleo de Dramaturgia do Sesi/Paraná, é uma espécie de saga épica de um ser mitológico que, apesar de se distanciar do humano, acaba revelando um pouco mais da nossa identidade.
A encenação de hoje só não é a estreia de Luiz como dramaturgo porque ele abriu, na última quarta, seu O Butô do Mick Jagger, com direção própria.
Já Hieronymus... foi montada por Roberto Alvim, um dos maiores dramaturgos do país e colaborador do Núcleo em Curitiba. Ele foi convidado a montar a peça após uma seleção entre 34 textos, com curadoria dos críticos Luciano Maza e Gabriela Melão.
A ideia do texto surgiu após um período em que Luiz se sentiu "completamente travado", nas suas palavras. "Eu achei que tinha secado, que nunca mais conseguiria escrever".
Um dia, veio uma luz: "Pensei em falar sobre a humanidade numa época em que ela já não se entende como tal. Então comecei a pensar que, dessa decadência, surgiria uma nova civilização, e encontrei no poeta latino Ovídio (Metamorfoses) a proposta de criar, eu também, uma nova cosmogonia."
Envie para um amigo