Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

O Estado de São Paulo

Evento consagra nomes da cena local

11/04/2011

"CURITIBA - O Festival de Curitiba atirou no que viu e acertou no que não viu. Na hora de montar a programação deste ano, os curadores se preocuparam em apontar o fortalecimento de uma vertente nacional: a dramaturgia".

"Foi dentro desse espírito que a mostra paranaense elegeu a emergência de jovens autores como ponto de interesse. A grade oficial tratou de sublinhar uma nova geração, principalmente carioca, que despontou há menos de uma década e dá, agora, os sinais de uma produção mais alentada. Mas, certamente não encontramos aí o que essa 20.ª edição apresentou de notável".

"Ainda que tenha acertado em algumas escolhas do eixo Rio-São Paulo, em 2011 Curitiba não se destacou pelo que trouxe de fora. Ao contrário. Surpreendeu pelos sinais de fortalecimento que o seu próprio teatro exibe".

"No Fringe, grupos locais de renome revelaram continuidade de suas pesquisas estéticas, aprofundando inquietações. Com Oxigênio, talvez o melhor espetáculo visto nesta edição, a Cia. Brasileira de Teatro mostrou como a maturidade de um conjunto de artistas pode vir acompanhada de frescor e vivacidade. Já a Cia. Marcos Damaceno se firmou pela segurança com que conduziu Antes do Fim. Apoiado no texto do paranaense Marcelo Bourscheid, Damaceno erigiu uma encenação que, sem solapar os vínculos com a tradição do teatro dramático do século 20, não deixou de abrir espaço para a vertente narrativa da obra nem para seus escapes líricos".

"A cena da cidade se redesenha também pelo surgimento de uma novíssima leva de dramaturgos. Nomes que não aparecem ligados por uma temática. Não é disso que se trata. Mas que compartilham de um anseio: a invenção de outras possibilidades de se construir narrativas cênicas".

"Voltada a novas estratégias de dramaturgia, a mostra Outros Lugares evidenciou autores principiantes. Luiz Felipe Leprevost sobressaiu-se aí com O Butô do Mick Jagger, espetáculo tão irregular quanto promissor. Mais consistente é Hieronymus nas Masmorras, criação de Leprevost que integrou a Mostra Sesi de Dramaturgia e mereceu leitura potente de Roberto Alvim, da paulistana cia. Club Noir".

"Em meio a tantas propostas não é fácil encontrar pontos de convergência. A linguagem surge manejada de formas diferentes. Com graus distintos de elaboração e acabamento. A amalgamar tudo isso talvez só reste uma certeza: nos próximos anos, prometem soprar do Sul os ventos que movimentam o novo teatro brasileiro".

Clique aqui e confira a matéria na íntegra >>

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088