40% das mortes e 47% dos ferimentos no local de trabalho estão relacionados com o abuso de bebidas alcoólicas, segundo a pesquisa -O alcoolismo na perspectiva da saúde pública-, da UFRJ. O alto número alerta sobre a importância de o poder público e privado unirem esforços para prevenir o uso abusivo de álcool e outras drogas. O mês de junho é dedicado ao assunto em todo o estado do Paraná. O Sistema Fiep, acredita que informações são essenciais para melhor orientar qualquer ação, por isso disponibiliza a plataforma Cuide-se + Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas. -Nossa plataforma apresenta os indicadores em três dimensões: ambiente escolar, ambiente social e ambiente do trabalho, contemplando o estado do Paraná e seus municípios e, algumas capitais, quando disponíveis--, explica Diva Irene da Paz Vieira, consultora do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade.
As organizações, indústrias, empresas e escolas interessadas podem acessar a Plataforma gratuitamente: relatoriosdinamicos.com.br/cuidesemais -A Plataforma contribui para orientar tomadas de decisões de programas, projetos e ações, aumentando as possibilidades de provocar as transformações desejadas na sociedade-, aponta Diva.
Cuide-se +
O Cuide-se +, programa do Sesi no Paraná, busca levar hábitos saudáveis para o trabalhador da indústria por meio da prevenção e da educação em oito eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção do Câncer, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas. O programa oferece consultoria para as indústrias, que podem solicitar um atendimento mais específico para a sua realidade. Porque quando a indústria investe nas pessoas, estabelece uma relação de respeito e valorização, que resulta em engajamento. Uma parceria que faz com que o trabalhador perceba que seu papel é fundamental para o crescimento da indústria.