NOTÍCIAS
Indústrias do Paraná se reúnem para dialogar e mapear soluções com relação à saúde suplementar
Evento promovido pelo Sesi Paraná contou com cerca de 30 indústrias para discutir a gestão de saúde suplementar
11/07/2024
Hoje, 11 de julho, o Espaço Araucária, localizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep, foi palco do primeiro encontro de representantes de indústrias para discutir a saúde suplementar no Paraná. Promovido pelo Sesi, o evento teve como objetivo principal abrir um diálogo entre as indústrias sobre esse benefício, buscando maneiras de abordá-lo de forma funcional e sustentável.
Durante o evento, que reuniu cerca de 30 indústrias para discutir os desafios e soluções na gestão de saúde suplementar, foram trazidos problemas comuns enfrentados pelas empresas e foi criado o Comitê de Saúde Suplementar da Indústria do PR.
A principal pauta abordada entre os participantes foi a sinistralidade, que é a correlação entre o prêmio (mensalidade) e o sinistro (consumo dos serviços no plano de saúde).
Inteligência coletiva
Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, ressaltou o principal intuito do encontro. “A ideia desse comitê é criar uma inteligência coletiva, não é colocar o Sesi simplesmente como um proponente de uma solução, mas trazer a indústria para mapear suas dores. Hoje, a saúde suplementar é o segundo maior custo da indústria, ficando atrás apenas da folha de pagamento ", explica.
Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de Saúde do Sesi Paraná, destacou o engajamento das empresas. “Foi muito gratificante identificar o quanto as empresas querem ser envolvidas, querem entender melhor os seus números para fornecer uma saúde de qualidade e sustentabilidade para a indústria. Foi bacana ver o compartilhamento de problemas e como o Sesi pode ajudar a formar uma sinergia entre todas as organizações. Esse foi apenas o primeiro encontro, mas a ideia é termos esse fórum para discussão dos problemas em saúde suplementar corporativa para que possamos ajudar a indústria na condução de seus interesses nesse tema” afirmou.
Segundo Murta, reduzir a sinistralidade requer uma negociação comercial adequada e uma gestão técnica especializada. “As empresas que utilizam métodos de monitoramento eficazes estão mais bem equipadas para gerenciar e renegociar reajustes de seus planos de saúde”.
Para Lionel Ceschin, gerente de saúde da Mondelez Brasil, o encontro foi extremamente rico e importante. “Precisamos ter uma análise supercrítica do que está sendo gasto e do que está sendo cobrado”, aponta.
Agda Chagas, especialista de benefícios da Electrolux, destacou a importância do evento: “Eu achei uma oportunidade maravilhosa de reunir e trazer esse tema para discussão porque acredito que a maioria das empresas têm as mesmas dores. Em conjunto, nós conseguimos ter mais força e ter ideias diversas de como driblar esses desafios.”
Sérgio Ricardo Lazarini, gerente de saúde e segurança da Volvo do Brasil, elogiou a iniciativa do Sesi: “Os desafios da saúde suplementar são comuns para todas as empresas que oferecem esse benefício para os seus colaboradores. Tratá-lo em sinergia com várias empresas, capitaneadas com a expertise do Sesi, será muito promissor para o comitê”, finalizou.
Para o próximo encontro, foi decidido que as operadoras de saúde serão convidadas a apresentar suas ofertas e diferenciais para as indústrias, ampliando ainda mais o diálogo e a troca de informações.
Confira abaixo as datas dos próximos encontros a serem realizados em Curitiba, no Campus da Indústria:
18/09/2024 – Sala Prospectiva Nova
18/11/2024 – Sala de Convenções 1