NOTÍCIAS
Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho: para além do cumprimento de normas
Entenda como iniciar ações voltadas a garantir um ambiente de trabalho seguro e sadio, com foco no cuidado das pessoas
28/03/2023
Entende-se por Segurança de Saúde do Trabalho – SST por um grupo de normas e procedimentos legais que devem ser cumpridos pelas empresas e colaboradores, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, protegendo a integridade física do trabalhador. Mas, mais do que cumprir normas, é necessário também desenvolver ações constantes de melhoria que tragam vantagens ao ambiente de trabalho, por meio da Gestão de SST.
“A principal característica de uma gestão de SST é o seu ciclo de atuação. Este ciclo é permanente, está em constante gerenciamento, atualização e melhoria de todos os seus pontos”, esclarece o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi do Paraná, Alessandro Bragagnolo.
Para a Dra. Camila Ota Hisayasu, Médica do Trabalho do Sesi Paraná, para a Gestão de SST atingir o seu objetivo, o foco devem ser as pessoas. “Para alcançarmos a metade de criar um ambiente de trabalho saudável, para melhorar a qualidade de vida do trabalhador e promover a saúde de maneira integral, devemos ter ações voltadas ao cuidado de um dos ativos mais preciosos das organizações: as pessoas”, explica.
Diferenciais
A Gestão em SST traz outros benefícios, extrapolando as relações jurídicas. Para além do efeito jurídico no cumprimento das normas legais, na gestão de SST, terão as seguintes vantagens:
1- melhoria do ambiente de trabalho,
2- aumento de produtividade,
3- diminuição de custos,
4- qualidade e fortalecimento organizacional,
5- qualidade de vida dos funcionários,
6- credibilidade junto aos seus trabalhadores e ao mercado de atuação (clientes e fornecedores).
Mas, por onde começar?
1- Entender a importância da gestão em SST e os benefícios que traz para as empresas;
2- Realizar um diagnóstico, uma espécie de auditoria inicial para, por meio de uma análise aprofundada, verificar a real situação das áreas de SST da empresa;
3- Buscar parceiros qualificados para um trabalho em conjunto, com a participação de todos os envolvidos;
4- Elaborar um plano de ação para adequação dos pontos de não conformidades apontados no diagnóstico inicial (primeiro passo) e estabelecer objetivos e metas;
5- Execução integral do plano de ação de adequação;
6- Desenvolver uma política de gestão em SST com base em uma matriz de responsabilidades, ações e datas para a serem realizadas;
7- Manter um clico de gestão permanente, fazendo desta ferramenta uma constância como são os setores de produção, RH, manutenção e outros existentes na empresa.
O Sesi Paraná tem uma equipe de profissionais de SST altamente capacitados e habilitados, para ajudar sua empresa a fazer um diagnóstico inicial e implementar todas as medidas necessárias para não somente cumprir quesitos legais de SST, mas também promover a gestão em SST.
Procure a unidade mais próxima!