NOTÍCIAS
A prevenção é a palavra-chave para a produtividade
Ela é capaz de reduzir o absenteísmo e o presenteísmo e aumentar a disposição dos colaboradores
25/11/2021
As faltas e afastamentos dos colaboradores são um dos grandes problemas da produtividade. Além das perdas financeiras diretas com tributos, o absenteísmo prejudica toda a cadeia produtiva. Isso acontece desde quando um funcionário precisa fazer o trabalho do outro que faltou ou está afastado, até quando é necessário tirar um trabalhador do seu posto para treinar um substituto.
O presenteísmo, palavra que não é tão conhecida quanto o seu conceito – quando o colaborador está presencialmente no trabalho, mas sua mente não – também contribui para a queda da produtividade. Para evitar tanto um quanto o outro é fundamental investir em programas de saúde física e mental para o trabalhador.
Com isso, os colaboradores também se sentem acolhidos, saudáveis e valorizados, com menor possibilidade de se ausentar do trabalho e maior disposição para contribuir. Já os empresários, mantêm alta a linha de produção e evitam, seja ou por questões médicas, como gripes e doenças do sistema nervoso, ou descuidos na segurança do ambiente (traumas).
Para reconhecer, divulgar e incentivar as melhores práticas realizadas por indústrias paranaenses, o Sesi no Paraná promove em parceria com o Great Place to Work (GPTW), o Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar. As inscrições vão até 30 de novembro. Saiba mais aqui.