NOTÍCIAS
A importância dos laudos técnicos de proteção respiratória
Sesi é a única empresa no estado com equipamento de avaliação quantitativa com pressão negativa e técnicos capacitados para realizar esses serviços
02/10/2024
Os laudos técnicos de proteção respiratória são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores e a conformidade das empresas com as normas vigentes. Esses relatórios têm o objetivo de validar, por meio de análises e inspeções, o atendimento a requisitos normativos e legais. Segundo Hudson Mesquita, coordenador de Segurança do Trabalho da região Noroeste do Sesi Paraná, “esses documentos dão parecer completo com base em análise técnica, verificações, comprovações e/ou inspeções”.
Programa de Proteção Respiratória (PPR)
O Programa de Proteção Respiratória (PPR) é um requisito obrigatório para empresas que utilizam equipamentos de proteção respiratória (EPR) para evitar a inalação de agentes químicos ou biológicos pelos trabalhadores. Desde a publicação da Portaria 672, em novembro de 2021, as regras ficaram ainda mais claras e detalhadas, com base no documento da Fundacentro, que padroniza os procedimentos de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Quem precisa realizar o PPR e a frequência recomendada
Hudson destaca que o PPR deve ser avaliado anualmente para garantir que os procedimentos do programa atendam às normas vigentes e que sua execução esteja em conformidade com os procedimentos operacionais escritos. Além disso, “todo usuário de EPR deve receber, além do treinamento inicial, um treinamento periódico a cada 12 meses. O ensaio de vedação também deve ser realizado anualmente ou sempre que o trabalhador passar por alterações significativas que possam interferir na eficiência do equipamento", completa ele.
Impacto dos laudos na produtividade e competitividade das indústrias
Garantir a segurança do trabalhador vai além do cumprimento das normas legais. Ao investir em um ambiente de trabalho seguro, com a seleção correta de EPI e treinamentos adequados, as empresas aumentam a produtividade e competitividade. “Trabalhadores protegidos e treinados evitam acidentes e problemas de saúde, o que reduz as faltas e afastamentos”, reforça Hudson. Esse cuidado cria um ambiente em que os funcionários se sentem valorizados e protegidos, podendo se concentrar melhor em suas tarefas, o que impacta diretamente nos resultados da empresa.
O Sesi Paraná está sempre em constante atualização para oferecer suporte técnico e treinamento para as empresas. Nos últimos anos, grandes investimentos foram feitos em equipamentos modernos, garantindo que as avaliações de agentes químicos sejam mais seguras e precisas. Além disso, o Sesi oferece testes de vedação qualitativos e quantitativos para respiradores, contribuindo para a proteção efetiva dos trabalhadores, sendo a única empresa no estado com equipamento de avaliação quantitativa com pressão negativa e técnicos capacitados para realizar esses serviços. Isso garante que as empresas que buscam os serviços do Sesi tenham à disposição o que há de mais moderno e eficiente em termos de proteção respiratória.
Para saber mais, procure o Sesi mais próximo.