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Como a higiene ocupacional influencia a produtividade e competitividade das empresas

Trata-se de um tema crucial para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável e evitar as reclamatórias na justiça

01/08/2024

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Empresas enfrentam vários desafios na implementação de práticas eficazes de higiene ocupacional, como o desconhecimento da legislação e falta de planejamento orçamentário que pode comprometer a implementação de medidas.

No entanto, Alessandra Rolim Pescosolido, engenheira de segurança do Sesi, enfatiza que ela influencia diretamente na saúde e produtividade.

“A higiene ocupacional promove ambientes de trabalho saudáveis, com agentes nocivos controlados”, afirma. “Verificar a conformidade dos ambientes de trabalho com as exigências legais contribui para a qualidade de vida dos trabalhadores e previne doenças ocupacionais. Ambientes salubres aumentam a satisfação e o desempenho dos colaboradores”, completa.

Melhores práticas

Para implementar um programa eficaz de higiene ocupacional, Alessandra destaca as seguintes práticas, todas relativas aos riscos, que podem ser físicos (calor, frio, radiações, ruídos) ou químicos (solventes, ácidos, poeiras, fumos metálicos):

1. Antecipação: prevenir ocorrências no trabalho é a etapa mais eficiente.

2. Reconhecimento: utilizar um Plano de Amostragem para definir medições quantitativas dos riscos.

3. Avaliação: estimar os riscos identificados.

4. Controle: eliminar ou diminuir os riscos ocupacionais com técnicas de medição e equipamentos adequados.

A higiene ocupacional do eSocial

O eSocial, plataforma do governo brasileiro, unifica o envio de informações de saúde e segurança do trabalho (SST). Ele facilita a governança das informações, já que o governo tem acesso imediato às informações sobre condições de trabalho, riscos ambientais, equipamentos de proteção e saúde ocupacional, e a conformidade legal – as empresas devem cumprir as normas, sendo avaliadas em tempo real.

Para atender aos critérios do Manual do eSocial quanto à higiene ocupacional, empresas devem:

1. Informar concentrações de agentes que atingem o nível de ação.

2. Ter gestão em segurança, evidenciando medidas de prevenção, incluindo equipamentos de proteção coletiva e individual.

“O eSocial ajuda na prevenção ao estimar a exposição dos trabalhadores, subsidiar projetos de controle de riscos, informar sobre localização e intensidade de fontes geradoras de riscos e monitorar a exposição para estudos epidemiológicos e dimensionamento de EPIs”, lista Alessandra.

Sendo assim, para evitar reclamatórias na justiça, as empresas devem avaliar agentes físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho, implementar medidas de controle para minimizar a exposição, além de monitorar continuamente as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores.

Para estarem em conformidade com o eSocial, precisam obedecer aos prazos de envio de informações e gerenciar afastamentos e abertura de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Mas, calma!

O Sesi Paraná oferece suporte com os equipamentos mais modernos e profissionais capacitados, em parceria com o Senai, para a realização de serviços de higiene ocupacional, eliminando ou mitigando riscos. Além disso, tem equipe de profissionais capacitados para dar suporte às indústrias com dúvidas técnicas e na realização de toda a documentação legal em SST que dá subsídio para a geração dos Layouts de SST no e-Social, tais como:

PGR – Programa Gerenciamento de Risco – NR-01

PCMSO - Programa de Controle Médico Ocupacional – NR-07

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional

LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho - Laudo da Aposentadoria Especial

Avaliações Quantitativas de Agentes Químicos e Físicos (caso se aplique) contidos na tabela 24 do esocial

A partir desta documentação técnica, o Sesi Paraná disponibiliza duas maneiras da receber os layouts, sem custos:

Pelo portal eSocial

O cliente recebe o acesso ao software do Sesi S+  para gerar o XML e fazer interface com o seu software de RH, sendo de sua responsabilidade a integração  e o envio das informações. 

Mensageira

Essa solução cria, gerencia e transmite o layout no formato do eSocial diretamente para o governo pelo software do Sesi. Os usuários poderão definir a periodicidade para gerar os layouts de SST, assinar digitalmente os lotes e enviá-los ao governo sem a necessidade de sistemas terceiros. As empresas que utilizarão a solução Mensageria poderão cadastrar o seu certificado digital do tipo A1, para que a assinatura seja realizada automaticamente pelo Sistema. 

Para saber mais, procure o Sesi mais próximo!

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