Gestão Ambulatorial e de Segurança do Trabalho

Conheça o serviço e suas inúmeras vantagens e comodidades

21/05/2024

compartilhe

Algumas empresas possuem demanda de serviços de enfermagem, medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e engenharia de segurança do trabalho dentro da própria instituição.

Isso, no entanto, pode trazer alguns desafios:

1. Recrutamento e retenção: encontrar e reter profissionais qualificados pode ser desafiador, especialmente em áreas que não são do core business da empresa, ou ainda nas que ficam em regiões com escassez de mão de obra especializada.

2. Capacitação e treinamento: manter os profissionais atualizados com as melhores práticas e tecnologias exige investimentos contínuos em treinamento e desenvolvimento.

3. Legislação trabalhista: assegurar que todas as práticas estejam em conformidade com as leis pode demandar supervisão contínua.

4. Integração de serviços: coordenar diferentes serviços e profissionais de saúde para garantir um atendimento eficiente e coeso pode ser complicado.

5. Gestão de casos: administrar e acompanhar os casos individuais dos colaboradores, garantindo um atendimento personalizado e eficiente, exige um sistema robusto de gestão.

Nada disso, porém, deve ser impedimento, já que as vantagens de se ter todos esses serviços internamente traz inúmeras vantagens, entre elas a agilidade no atendimento, monitoramento contínuo, coordenação eficiente e, ainda, aumento da produtividade.

E para sanar os desafios das indústrias, o Sesi Paraná oferta o serviço para a Gestão Ambulatorial e de Segurança do Trabalho.

O Sesi disponibiliza equipe capacitada e personalizada de acordo com a necessidade do cliente. Desde atendimento a exames de saúde ocupacionais (admissional, periódico, demissional, mudança de risco e retorno ao trabalho), até consultas assistenciais para queixas de saúde em geral.

“Também disponibilizamos equipes que atuam em exames complementares (espirometria, raio-x, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria), exames laboratoriais e ginástica laboral, além mão de obra capacitada para serviços de ambulatórios, para atendimento assistencial, prestação de situação de atendimento médico em caso de acidentes de trabalho e acionamentos relacionados ao primeiro atendimento de urgência e emergência”, lista Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de Saúde do Sesi Paraná.

Há ainda a possibilidade de a equipe de saúde apoiar a empresa em atendimento in company com profissionais especialistas (como médicos ortopedistas, fisioterapeutas, psicólogos).

O Sesi Paraná ainda pode disponibilizar o sistema informatizado e atuar atendendo os programas de saúde ocupacional (NR-7) e segurança do trabalho (NR-9). “No que se refere à segurança do trabalho, o técnico de segurança do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho atuam diretamente na prevenção de acidentes, implementando medidas de controle que visem a redução ou eliminação dos riscos no ambiente laboral”, afirma Juliana Cipriani, coordenadora se Segurança e Saúde do Sesi Paraná.

“A equipe pode também contribuir com ações estratégicas, como construção de indicadores (acidentes de trabalho, absenteísmo, exames ocupacionais) e planos de ação em conjunto com a empresa cliente.”

Procure o Sesi mais próximo ou entre em contato pelo WhatsApp.

NOTÍCIAS