Diabetes: uma doença que você pode controlar

Agravamento da doença está muito relacionado ao estilo de vida

04/04/2021

compartilhe

O diabetes é uma doença que está muito presente entre as pessoas que conhecemos. Existem vários tipos de diabetes. Os mais conhecidos são o tipo 1 e tipo 2. O diabetes tipo 1 é a doença que mais comumente surge em crianças e adolescentes. É aquela na qual a pessoa precisa fazer injeções de insulina e medir a glicemia várias vezes ao dia. O tipo 2 normalmente aparece em pessoas mais velhas. Porém, a idade de surgimento desta doença tem sido cada vez menor, o que é um grande problema. Neste caso, normalmente se utilizam comprimidos para controlar a glicemia.

Classificada como doença crônica não transmissível (DCNT), o diabetes tipo 2 nos traz a possibilidade de prevenção e redução do risco de complicações, pois está muito relacionado ao estilo de vida.

PREVENÇÃO

Queremos aproveitar a oportunidade para alertar sobre a importância da prevenção. Você pode ser protagonista deste autocuidado, assumindo a responsabilidade por fazer melhores escolhas alimentares, praticar atividades físicas e fazer consultas médicas periódicas. Nessas consultas, converse com seu médico sobre exames de sangue que podem evidenciar o início dos sintomas, como a resistência à insulina, facilmente detectada quando são observados mais de um parâmetro, como glicemia e insulina de jejum. Além desses exames, ainda temos a hemoglobina glicada que se refere aos níveis de açúcares sanguíneos dos últimos três meses.

Como a alimentação é fator chave para o controle da glicemia, veja algumas informações relevantes.

O carboidrato (CHO), embora saudável, é o nutriente que tem maior efeito sobre a glicemia, já que a totalidade (100%) do que é ingerido transforma-se em glicose. Já em relação à proteína, um valor entre 30% e 60% pode ser transformado em glicose e da gordura, somente 10%.

Confira o quanto de cada nutriente se transforma em glicose e em quanto tempo temos a resposta do alimento na glicemia:

Carboidrato
Proteína
Gordura

100%

30 – 60%

10%

15’ – 2 horas

3 – 4 horas

5 horas

Fonte: Manual de Contagem de Carboidratos, SBD, 2016.

Alimento

Medida usual

g ou ml

CHO (g)

Calorias (kcal)

Cenoura cozida

colher de sopa cheia

25

2

8

Beterraba crua

colher de sopa cheia

16

1

7

Leite de vaca desnatado

copo duplo cheio

240

12

24

Iogurte natural desnatado (média)

copo

185

12

85

Fonte: Manual de Contagem de Carboidratos, SBD, 2016.

Um dos mitos que temos na alimentação do diabético é o de que o que cresce embaixo da terra não pode ser consumido. Veja na tabela acima que leite e iogurte possuem mais carboidrato que cenoura e beterraba, mesmo se as porções forem do mesmo tamanho. Perceba que é muito importante que a gente conheça mais sobre a composição dos alimentos, assim, a alimentação do diabético pode ficar mais saudável e variada.

Se você tem histórico familiar, pense em autocuidado e procure um médico com este olhar para a prevenção. Se você já tem diabetes, saiba que há muita informação à sua disposição e o seu cuidado diário vai te trazer a qualidade de vida que você deseja.

Conheça o eixo de Prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis do Programa Sesi Cuide-se+. 

 

Referências:

  • MANUAL DE CONTAGEM DE CARBOIDRATOS PARA PESSOAS COM DIABETES. Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2016.
  • Deisi Paloschi Rose - Nutricionista / Analista de Segurança e Saúde do Sesi PR
  • Juliana Nadal - Nutricionista / Analista de Segurança e Saúde do Sesi PR

NOTÍCIAS