Como o sedentarismo impacta a produtividade

Saiba as consequências e, principalmente, as estratégias para combatê-lo

04/06/2024

compartilhe

O sedentarismo é um problema crescente. De acordo com a pesquisa Saúde e Trabalho, do Sesi Nacional, divulgada em junho de 2023, 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. O levantamento foi realizado em todos os estados e mais de duas mil pessoas com mais de 16 anos foram entrevistadas. 

Com rotinas de trabalho que envolvem longos períodos sentados ou em atividades repetitivas, os impactos da falta de atividades físicas podem ser negativos tanto para a vida das pessoas como para a produtividade das indústrias.

Conheça os impactos para as empresas:

  1. Aumento de doenças crônicas

Obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares são mais comuns entre pessoas sedentárias. Estas doenças levam a mais faltas ao trabalho (absenteísmo) e a uma menor produtividade quando os colaboradores estão presentes (presenteísmo).

  1. Diminuição da energia e concentração

A falta de atividade física resulta em menor energia e maior cansaço, dificultando a concentração e a eficiência ao longo do dia.

  1. Problemas musculoesqueléticos

Permanecer sentado ou realizar atividades repetitivas por longos períodos pode causar dores nas costas, pescoço e outras regiões do corpo. Esses problemas afetam a capacidade de trabalho e a qualidade de vida.

  1. Impacto na saúde mental

A atividade física regular está associada a uma melhor saúde mental. O sedentarismo intensifica a sobrecarga mental e emocional, podendo levar a um aumento nos níveis de estresse, ansiedade e até depressão, afetando negativamente a motivação e o engajamento.

  1. Redução da motivação e engajamento

Colaboradores que não se sentem bem fisicamente e emocionalmente têm menor motivação e engajamento com suas tarefas. Isso impacta a inovação e a eficiência dentro da empresa.

Mas, quais as estratégias para combater o sedentarismo nas instituições?

Programas de atividade física

Ginástica laboral, convênios com academias e até mesmo promoção de grupos de corrida ajudam no combate ao sedentarismo por incentivarem a prática de atividades.

Ambiente de trabalho adequado

Estações de trabalho apropriadas para cada atividade desenvolvida são essenciais para que a médio e longo prazo os colaboradores não sofram as consequências pela postura inadequada.

Alimentação saudável

Se a empresa tiver um refeitório, ofereça sempre opções saudáveis. Além disso, realize campanhas informativas sobre o tema.

Saúde mental

Fique de olho na saúde mental dos colaboradores e promova ambientes acolhedores e inclusivos para que eles estejam sempre dispostos à prática de atividades.

Investir na saúde e bem-estar dos colaboradores não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho. Combater o sedentarismo deve ser uma prioridade, e as empresas que adotam práticas saudáveis colhem os benefícios de ter uma equipe mais motivada, engajada e produtiva.

O Sesi Paraná oferece soluções integradas para apoiar as indústrias na promoção da saúde. Entre em contato ou procure a unidade mais próxima.

NOTÍCIAS