A prática da atividade física é fundamental para a prevenção de doenças

Circuito de Corridas das Indústrias está com as inscrições abertas e é oportunidade para incentivar colaboradores

06/07/2023

compartilhe

Não é novidade que as atividades físicas são importante fator de proteção contra inúmeras doenças, como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo. Além disso, desempenham importante papel na perda de peso, melhor condicionamento físico, melhora nos índices metabólicos (colesteróis e açucares) e há também inúmeros estudos que apontam efeitos positivos na saúde mental, sendo componente importante na terapêutica de remissão de quadros de ansiedade e depressão”, afirma Guilherme Murta, médico do trabalho do Sesi Paraná.  

Por isso, o hábito preventivo de pelo menos 150 minutos por semana, de intensidade moderada ou alta deve ser estimulado. Como a prática regular de atividade física tende a impactar na prevenção de doenças, o efeito esperado é a queda de absenteísmo, especialmente relacionado a doenças crônicas não transmissíveis e saúde mental”, completa Guilherme, afirmando ainda que trabalhadores mais saudáveis tendem a se apresentar com melhores condições de saúde para desempenhar suas atribuições o que resulta em elevação de produtividade.  

Mas, o que empresas podem fazer para incentivar os colaboradores? 

1- Identificar o perfil de prática de atividade física entre os colaboradores 

Isso inclui os sedentários também, para saber se estariam dispostos a conversar sobre o assunto e abertos a iniciar o hábito. 

2- Havendo interesse, é a hora de investir 

Entre as iniciativas possíveis, estão desde a implementação de academia dentro da empresa, políticas de incentivo para participação em atividades físicas externas, palestras educativas e campanhas de conscientização. 

Um bom exemplo é o Circuito de Corridas das Indústrias. Evento anual apoiado pelo Sesi e realizado pelas indústrias (Novozymes, Renault do Brasil, Bosch e Volvo) na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Seu objetivo principal é proporcionar ao público industriário melhor integração e melhoria na saúde e bem-estar dos participantes, promovendo aderência a hábitos saudáveis de vida, como a prática da corrida”, afirma Fabio José dos Santos, coordenador de Saúde do Sesi da CIC.  

O projeto, que teve início em 2007, foi o primeiro no Brasil e hoje conta com a realização de cinco etapas durante o ano, sendo que toda a comunidade pode participar – os valores são diferenciados para colaboradores das indústrias. As inscrições já estão abertas e a primeira etapa acontece em20 de agosto.  

Corra e faça já sua inscrição: www.sesipr.org.br/corridasdasindustrias 

NOTÍCIAS