NOTÍCIAS
29 de setembro é o Dia Mundial do Coração
A data chama a atenção para a conscientização das doenças cardiovasculares e o autocuidado é o primeiro passo. Confira dicas para ser o mestre da sua própria saúde
29/09/2021
por Eduardo Weigang de Campos e Gerson Tulio Menezes
O conceito de autocuidado foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e contempla uma atitude ativa e responsável de cada individuo diante da própria saúde, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de hábitos saudáveis. Ele é fundamental para inspirar atenção às necessidades do corpo, sendo a melhor forma de prevenir doenças futuras. Por isso, listamos 5 dicas para começar:
Conheça seu corpo
Preste atenção aos sinais do seu corpo e caso perceba qualquer alteração, procure um médico.
Atenção: autocuidado não é sinônimo de autodiagnóstico ou automedicação.
É de fundamental importância consultar-se com um profissional da saúde adequado ao investigar qualquer mudança.
Adote hábitos de vida saudáveis
Independentemente do seu histórico familiar, sua predisposição a uma doença também será muito influenciada pelo seu estilo de vida. Assuma o controle de sua saúde e ajude a diminuir o risco de doenças futuras:
- Não fume;
- Desfrute de uma exposição solar saudável;
- Mantenha um peso saudável;
- Pratique atividade física regularmente;
- Alimente-se de forma saudável; ‟coma comida de verdade” – descasque mais e desembale menos;
- Limite seu consumo de bebidas alcoólicas;
- Controle sua agenda da saúde e faça exames preventivos regularmente.
Tenha bons sonhos
O sono também é um forte aliado, portanto este é o nome dado ao repouso feito em períodos de, aproximadamente, 8 horas, em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período, o organismo realiza funções importantíssimas, com consequências diretas à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, além do relaxamento e descanso da musculatura.
Cuidado com o Álcool
Um relatório feito pela OMS concluiu que a bebida aumenta o risco de desenvolver depressão, ansiedade, cirrose hepática e pancreatite e potencializa as chances de suicídio, acidentes e envolvimento em situações violentas.
O alto consumo enfraquece o sistema imunológico e está associado a doenças como pneumonia e tuberculose. A bebida também incentiva um comportamento sexual arriscado, aumentando as chances de se contrair doenças sexualmente transmissíveis. Beber durante a gravidez pode prejudicar o feto.
Exercite-se regularmente
Não utilize o distanciamento social como desculpa para o sedentarismo.
Muitas atividades podem ser feitas em casa mesmo, utilizando elásticos, cordas, sacos plásticos, garrafas pets, entre outros. Sem contar as atividades que podemos utilizar o peso do próprio corpo, tais como os polichinelos, saltos, abdominais, flexão de braço e caminhadas que não exigem equipamento algum.
Lembre-se: os exercícios são uma ótima alternativa contra a obesidade, hipertensão e diabetes — fatores de risco para a covid-19. Também ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar o seu humor. Sendo assim, fazer exercícios é uma forma de cuidar tanto da saúde física, quanto mental.
Busque a orientação de um profissional de Educação Física e tenha uma rotina na prática de atividades físicas. Mantenha seu o corpo sempre em movimento e com certeza estará praticando o autocuidado.
Fonte: 100 ideias de auto-cuidado para você fazer hoje mesmo