2º Encontro do Comitê de Saúde Suplementar da Indústria reúne empresas e operadoras de planos de saúde

Manhã de debate no Campus da Indústria levantou os desafios para uma operação sustentável para todos os envolvidos

19/09/2024

compartilhe

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, aconteceu o Segundo Encontro do Comitê de Saúde Suplementar da Indústria promovido pelo Sesi Paraná. O objetivo é criar uma inteligência coletiva para pensar em caminhos viáveis e sustentáveis para a saúde suplementar, o segundo maior custo na folha de pagamento da indústria (representa 13%), mas um importante aliado na promoção da saúde dos colaboradores e retenção de talentos.

Hugo Ceron Molina, superintendente do Sesi Paraná, abriu o evento enfatizando a relevância de trocar ideias e produzir soluções para a indústria. “Trata-se de um tema polêmico, mas de extrema relevância para todos, por isso precisamos sair daqui com uma maior clareza da situação.”

Na sequência, em uma dinâmica conduzida pelo médico do trabalho e coordenador de Saúde do Sesi, Guilherme Murta, porta-vozes do Bradesco Saúde, Paraná Clínicas e Unimed apresentaram a realidade sob o ponto de vista da seguradora, operadora e cooperativa, respectivamente, para então representantes das indústrias que compõem o Comitê de Saúde Suplementar da Indústria do Paraná, formado na primeira reunião, realizada em julho deste ano, tecerem seus apontamentos.

Entre os principais temas levantados estiveram os entraves legislativos que tanto impedem a avaliação epidemiológica completa, dificultando a operação, como podem interferir na qualidade do atendimento na ponta; a urgência da conscientização dos colaboradores para ações de promoção da saúde e do autocuidado; os benefícios de uma gestão colaborativa do plano de saúde e os desafios das ações com os dependentes, além do gargalo existente entre o momento da utilização do serviço e a sua cobrança.

Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sesi Paraná, encerou o evento reafirmando a clara meta do Sesi de defender os interesses da indústria. “A gestão do presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, tem o propósito de transformar o Paraná no melhor ambiente para a indústria e um dos fatores que contribuirá para isso é a relação custo x benefício da saúde corporativa”, afirmou.

Além de promover o debate, o Sesi Paraná irá ofertar também uma Consultoria em Gestão da Saúde Suplementar, para apoiar as indústrias que contratam planos de saúde e potencializar a promoção da saúde dos trabalhadores e seus dependentes.

“O encontro foi muito positivo”, avaliou Hugo Molina. “Temos muitos desafios, incógnitas e algumas perguntas sem respostas, mas estamos em construção, a várias mãos”, finalizou.

Para saber mais sobre as soluções ofertadas pelo Sesi Paraná, procure a unidade mais próxima.

Para conferir mais fotos do evento clique aqui.

NOTÍCIAS