NOTÍCIAS
Prevenção contra incêndios: atualizações essenciais para a indústria
As normas de segurança contra incêndios exigem adequações constantes
18/11/2024
A NR-23 reforça que a base para a prevenção contra incêndio nas indústrias é a legislação estadual, complementada por normas técnicas. Segundo Claudiomar Godoy De Bittencourt, especialista em Segurança e Saúde do Sesi Paraná, "as indústrias devem observar o CSCIP - Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e as Normas de Procedimentos Técnicos (NPT) do Corpo de Bombeiros do estado do Paraná". Ele destaca as principais atualizações que devem ser consideradas:
Alterações na legislação estadual de incêndio
::Sistema de combate a incêndio: há exigências mais detalhadas para sistemas de alarme e manutenção de extintores e hidrantes.
::Planos de emergência: reforço na necessidade de elaboração e treinamento periódico para evacuação.
::Treinamento de brigadas: a NPT 17, atualizada em 2022, introduziu novos critérios para a capacitação de brigadistas, como cargas horárias e requisitos mínimos.
Equipamentos e manutenção
A NPT 21 define que as indústrias devem contar com extintores específicos, distribuídos conforme a distância máxima de 25 metros em qualquer área de trabalho, garantindo acesso rápido em emergências. Além disso, a legislação exige inspeções anuais nos sistemas e verificações mensais para a integridade de hidrantes e alarmes.
Responsabilidades e treinamento de brigadas
É dever dos trabalhadores participar de treinamentos, manter saídas desobstruídas e seguir o Plano de Emergência. Claudiomar reforça que o Sesi oferece suporte nas capacitações. “Ajudamos a preparar os trabalhadores com treinamentos teóricos e práticos, além de assessorarmos as empresas no dimensionamento das brigadas e na realização de simulados de abandono”, afirma.
Para cumprir as exigências e assegurar um ambiente de trabalho seguro, as indústrias devem priorizar a constante atualização e o preparo dos trabalhadores contra incêndios.
Para saber mais como o Sesi pode ajudar, procure a unidade mais próxima.