Nrs

NOTÍCIAS

Ergonomia e ginástica laboral: aliados para a produtividade

Elas garantem ambientes de trabalho mais seguros e melhoram o clima organizacional

20/06/2024

compartilhe

A NR-17 é voltada para a adequação do ambiente laboral e suas condições de trabalho (mobiliário, organização do trabalho, fatores biomecânicos, psicossociais, postos de trabalho etc) conforme as características psíquicas e fisiológicas dos colaboradores. Ela visa alcançar um maior desempenho laboral aliado ao conforto dos trabalhadores, proporcionando meios para que o trabalho se desenvolva de forma segura e eficiente, com o objetivo de preservar a saúde física e mental das pessoas.

A norma passou por atualizações relevantes, incluindo a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP), destacando ainda a importância da alternância de posições e a utilização de equipamentos auxiliares para o transporte de cargas. Essas mudanças não apenas garantem um ambiente mais seguro, mas também promovem a eficiência e a saúde dos colaboradores.

A implementação correta da NR-17 reduz os afastamentos por doenças e queixas, minimiza desperdícios no processo produtivo e melhora a fluidez das operações. "A ergonomia torna o fluxo mais viável no processo produtivo, com melhoramentos e adaptações, tornando o ambiente mais seguro e eficiente", destaca Vanessa Melnick, engenheira de segurança do trabalho do Sesi Paraná.

Complementando essas ações, a ginástica laboral, definida como um conjunto de exercícios realizados durante o expediente, sob orientação de um profissional de Educação Física, contribui significativamente para a saúde e a produtividade dos trabalhadores. Kélin Gerusa Peters Franco, também do Sesi Paraná, explica que a ginástica laboral "desenvolve ações preventivas e de promoção de saúde, proporcionando aos trabalhadores informações, oportunidades e práticas orientadas para um estilo de vida fisicamente mais ativo e saudável".

A sinergia entre ergonomia e ginástica laboral é essencial para maximizar os benefícios tanto para as indústrias quanto para os trabalhadores. Kélin enfatiza que "o reconhecimento da importância da prática da ginástica laboral para o bem-estar do trabalhador é fundamental para garantir a redução dos índices de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais".

Para as indústrias, os resultados tangíveis incluem a redução do absenteísmo, presenteísmo e turnover, além da diminuição do uso do sistema de saúde. Já os resultados intangíveis, como a melhora do clima organizacional e a gestão de conflitos, são igualmente valiosos. Para os colaboradores, a ginástica laboral promove a sociabilização, minimiza vícios posturais, aumenta a disposição e previne a fadiga muscular.

O Sesi Paraná oferece treinamentos e consultorias que auxiliam as indústrias a estarem em dia com a NR-17, além da ginástica laboral. Adotar essas práticas não é apenas uma questão de conformidade legal, mas uma estratégia inteligente para melhorar a competitividade e sustentabilidade das indústrias. Ao investir no bem-estar dos colaboradores, as empresas garantem um desempenho superior, resultando em um ciclo virtuoso de produtividade e satisfação no ambiente laboral.

Para saber mais, procure o Sesi mais próximo!

NOTÍCIAS