Banner sobre Facilitamos elos transformadores entre migrantes e indústrias
Banner sobre Facilitamos elos transformadores entre migrantes e indústrias

Sobre o Programa
Indústria Acolhedora

O Programa Indústria Acolhedora responde à crescente demanda humanitária e às necessidades da indústria por mão de obra qualificada e diversificada. Criado para apoiar as indústrias na integração de migrantes, o programa é um elo entre as casas do Sistema Fiep, parceiros estratégicos e o setor industrial, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo e multicultural.

Diante dos desafios de empregabilidade na indústria paranaense, que representa 26,1% do PIB estadual e ocupa o quarto lugar entre os principais polos industriais do Brasil, a integração de migrantes é uma oportunidade para as indústrias demonstrarem seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, diversificando e fortalecendo suas equipes.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa também contribui para o desenvolvimento de comunidades e economias locais, facilitando o acesso à educação e ao trabalho decente, reforçando o compromisso do Sesi Paraná com um futuro sustentável para todos.

Imagem sobre: Sobre o Programa <br/> Indústria Acolhedora

Conheça o Programa

Como Funciona

Através de uma colaboração entre as instituições do Sistema Fiep, incluindo Sesi, Senai e IEL, o programa facilita a conexão entre empresas que buscam diversificar suas equipes e migrantes que procuram oportunidades de emprego, oferecendo uma abordagem completa com foco em qualificação técnica e suporte social.

Foco em:

  • Qualificação técnica dos migrantes
  • Aprimoramento linguístico e sociocomportamental
  • Preparação das indústrias com ações de sensibilização e letramento cultural 
  • Formação em gestão da diversidade para lideranças industriais

Rede de apoio que promove:

  • Ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo
  • Incentivo à inovação e aumento da produtividade
  • Integração da indústria na rede de apoio local

Benefícios

Benefícios para Migrantes e Refugiados

Suporte educacional:

Aprimoramento da língua portuguesa e cursos de aperfeiçoamento profissional

Integração com a rede de apoio ao migrante:

Oportunidade de contato com organizações do terceiro setor e poder público

Benefícios para Cidades e Empresas

Responsabilidade Social:

Compromisso com inclusão e diversidade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fortalecimento da economia local:

Estímulo aos setores como o comércio, os serviços e o mercado imobiliário

Histórias de
Inclusão e Transformação

Carla Pinheiro

Líder do Conselho Firjan de Mulheres da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)

As indústrias têm um papel fundamental na integração de migrantes em nosso país. Para que essa iniciativa tenha sucesso, é essencial preparar tanto as empresas que receberão esses profissionais quanto os próprios

As indústrias têm um papel fundamental na integração de migrantes em nosso país. Para que essa iniciativa tenha sucesso, é essencial preparar tanto as empresas que receberão esses profissionais quanto os próprios migrantes. Nesse sentido, o programa Indústria Acolhedora, do Sistema Fiep, é uma fonte de inspiração para nós. Constatar que o Paraná é o segundo estado brasileiro com maior crescimento de imigrantes contratados formalmente, atrás apenas de Santa Catarina, nos mostra que é possível transformar desafios em realizações. Resultados assim, alcançados com a contribuição das federações, estimulam nosso compromisso em atuar como facilitadores, conectando migrantes em busca de oportunidades de emprego com empresas que desejam diversificar suas equipes. Juntos, podemos aproveitar o potencial desses talentos, criando um ambiente de trabalho mais diversificado, inovador e acolhedor.

Talita Aquino Souza

Coordenadora de Projetos da Organização Internacional para Migrações (OIM) em Curitiba

O engajamento do Sistema Fiep e o projeto Indústria Acolhedora contribuem muito para a inclusão de pessoas migrantes e refugiadas no mercado de trabalho brasileiro, além de fortalecer e apoiar a diversidade e inclusão na

O engajamento do Sistema Fiep e o projeto Indústria Acolhedora contribuem muito para a inclusão de pessoas migrantes e refugiadas no mercado de trabalho brasileiro, além de fortalecer e apoiar a diversidade e inclusão na indústria. O setor privado tem um importante papel de atuar como agente facilitador na integração social dos migrantes e o sistema Fiep possui um enorme potencial para inspirar outras empresas a colaborem com causas humanitárias, além de dar todo o suporte necessário para que estes processos aconteçam de maneira bastante assertiva.

Interessado em trazer o Programa Indústria Acolhedora para sua cidade ou empresa?

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:

*Campos obrigatórios

Fechar [x] Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.

REALIZAÇÃO

Logo Sistema Fiep

APOIO

Logo Cifal CuritibaLogo Unitar: United Nations Institute for Training and Research
FacebookYoutubeInstagram