Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA22/05/2013

Rede do Umbará comemora embargo de leilão de terrenos do bairro

Comunidade também aproveitou para conversar sobre cursos profissionalizantes

No dia 18 de maio, os moradores da vila São José Operário, no bairro Umbará, em Curitiba, reuniram-se para conversar sobre o andamento das ações planejadas pela comunidade. Durante o encontro, os moradores aproveitaram para comemorar o embargo do leilão dos terrenos do bairro. Por meio da união dos vizinhos, eles conseguiram contratar um advogado que impediu que o leilão fosse realizado.

clique para ampliar clique para ampliarMoradores querem cursos profissionalizantes como de culinária e de informática 

Os moradores também conversaram sobre a situação precária das ruas e calçadas do bairro e sobre a linha de ônibus que passa no local. “Levei o jornal com a matéria para os moradores verem e conversamos sobre a posição da prefeitura quanto aos problemas levantados. Tanto a prefeitura, como a Regional Bairro Novo, falaram que é complicado disponibilizar melhorias em um terreno que esteja irregular”, explica Julio Moraes, agente de desenvolvimento do Umbará. Quanto às Ruas Ângelo Gai e Ângela Gabardo Parolin, que estão em situação regular, não tem nada previsto no orçamento.  Com relação às calçadas, a prefeitura afirmou que é de responsabilidade dos proprietários.

A URBS informou que são poucos os moradores que chegam ao ponto final da linha Luiz Nichelle, o que justifica o intervalo entre os ônibus, mesmo assim ficou de fazer um estudo para ver o que pode ser feito.

Os moradores falaram de ficar atentos para cobrar e conseguir melhorias por meio da prefeitura, mas também sugeriram algumas ações, programas e cursos que podem ser feitos para conseguir algo mais concreto na comunidade.

Segundo os participantes, realizando algo como um curso, palestra ou atividade com crianças vai divulgar a Rede para a comunidade, chamar atenção das pessoas e motiva-las a participar. “Precisamos de cursos de culinária para as mães e de informática e de inglês para os adolescentes do bairro”, conta Joana Ferreira da Cruz, dona de casa e participante da Rede.

Os moradores sugeriram o curso de reaproveitamento de alimentos oferecido pelo Cozinha Brasil, iniciativa do Sesi, e também estão planejando ações para as próximas datas festivas como o Dia das Crianças e Natal. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.