No dia 18 de maio, os moradores da vila São José Operário, no bairro Umbará, em Curitiba, reuniram-se para conversar sobre o andamento das ações planejadas pela comunidade. Durante o encontro, os moradores aproveitaram para comemorar o embargo do leilão dos terrenos do bairro. Por meio da união dos vizinhos, eles conseguiram contratar um advogado que impediu que o leilão fosse realizado.
Os moradores também conversaram sobre a situação precária das ruas e calçadas do bairro e sobre a linha de ônibus que passa no local. “Levei o jornal com a matéria para os moradores verem e conversamos sobre a posição da prefeitura quanto aos problemas levantados. Tanto a prefeitura, como a Regional Bairro Novo, falaram que é complicado disponibilizar melhorias em um terreno que esteja irregular”, explica Julio Moraes, agente de desenvolvimento do Umbará. Quanto às Ruas Ângelo Gai e Ângela Gabardo Parolin, que estão em situação regular, não tem nada previsto no orçamento. Com relação às calçadas, a prefeitura afirmou que é de responsabilidade dos proprietários.
A URBS informou que são poucos os moradores que chegam ao ponto final da linha Luiz Nichelle, o que justifica o intervalo entre os ônibus, mesmo assim ficou de fazer um estudo para ver o que pode ser feito.
Os moradores falaram de ficar atentos para cobrar e conseguir melhorias por meio da prefeitura, mas também sugeriram algumas ações, programas e cursos que podem ser feitos para conseguir algo mais concreto na comunidade.
Segundo os participantes, realizando algo como um curso, palestra ou atividade com crianças vai divulgar a Rede para a comunidade, chamar atenção das pessoas e motiva-las a participar. “Precisamos de cursos de culinária para as mães e de informática e de inglês para os adolescentes do bairro”, conta Joana Ferreira da Cruz, dona de casa e participante da Rede.
Os moradores sugeriram o curso de reaproveitamento de alimentos oferecido pelo Cozinha Brasil, iniciativa do Sesi, e também estão planejando ações para as próximas datas festivas como o Dia das Crianças e Natal.