A manhã do dia 6 de maio foi diferente para os moradores do bairro Umbará em Curitiba. Às nove da manhã, centenas de pessoas se reuniram em frente à Igreja São Pedro e caminharam até o Parque Lago Azul pedindo paz e mais atuação das autoridades locais para cuidar da segurança. Os moradores e representantes das escolas e comércios do bairro estiveram presentes.
O evento foi realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e associações de moradores do bairro em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Todos os moradores vestiam branco durante a caminhada, pedindo uma maior atuação das autoridades para a questão da violência, que tem preocupado os moradores.
O bairro, um dos mais populosos da capital paranaense, já foi tranquilo e hoje sofre com a violência de assaltos às casas, aos moradores e comércios da região. Para a moradora Rosiane de Camargo, as ações são de responsabilidade das autoridades, mas o cidadão também precisa fazer sua parte. “É exigindo seus direitos que o cidadão pratica a cidadania”, disse. Para a moradora, o evento serviu para chamar a atenção dos moradores e da sociedade para o problema que vem afetando a vida de todos. “A sociedade tem que enxergar esse problema de segurança, que tem sido tão grave para o bairro”, comentou. “Se as autoridades estão cientes e não fazem seu papel, temos que chamar a atenção”, completou a moradora.
A caminhada durou cerca de uma hora e terminou no Parque Lago Azul, com a execução do hino nacional e uma oração, pedindo paz para a cidade.
Por Laura Beal Bordin