Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA27/09/2012 - Atualizado em 20/02/2014

Moradores do Umbará fazem caminhada pela segurança

Centenas de pessoas estiveram presentes no ato que pediu mais atenção das autoridades com a violência no bairro

A manhã do dia 6 de maio foi diferente para os moradores do bairro Umbará em Curitiba. Às nove da manhã, centenas de pessoas se reuniram em frente à Igreja São Pedro e caminharam até o Parque Lago Azul pedindo paz e mais atuação das autoridades locais para cuidar da segurança. Os moradores e representantes das escolas e comércios do bairro estiveram presentes.

clique para ampliar clique
                                          para ampliarMoradores do Umbará se reuniram em caminhada para pedir mais segurança no bairro (Foto: Silvia Ribeiro)

O evento foi realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e associações de moradores do bairro em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Todos os moradores vestiam branco durante a caminhada, pedindo uma maior atuação das autoridades para a questão da violência, que tem preocupado os moradores.

O bairro, um dos mais populosos da capital paranaense, já foi tranquilo e hoje sofre com a violência de assaltos às casas, aos moradores e comércios da região. Para a moradora Rosiane de Camargo, as ações são de responsabilidade das autoridades, mas o cidadão também precisa fazer sua parte. “É exigindo seus direitos que o cidadão pratica a cidadania”, disse. Para a moradora, o evento serviu para chamar a atenção dos moradores e da sociedade para o problema que vem afetando a vida de todos. “A sociedade tem que enxergar esse problema de segurança, que tem sido tão grave para o bairro”, comentou. “Se as autoridades estão cientes e não fazem seu papel, temos que chamar a atenção”, completou a moradora. 

A caminhada durou cerca de uma hora e terminou no Parque Lago Azul, com a execução do hino nacional e uma oração, pedindo paz para a cidade. 

Por Laura Beal Bordin

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.