Os moradores do Tingui, em Curitiba, participaram, nos dias 13 e 27 de abril, de uma oficina de elaboração de projetos comunitários. O objetivo da capacitação é organizar as ideias da comunidade para transformá-las em projetos que colaborem para o desenvolvimento social.
A oficina contribuiu para a troca de experiências dos participantes, além do compartilhamento de ideias. A comunidade apresentou os projetos que elaboraram durante a capacitação. Mirian Catharino, participante da Rede, explica que os moradores irão se unir para realizar o projeto para diminuir as enchentes da região. “Muitos não sabem o que acontece com as pessoas que são prejudicadas pelas enchentes. Nosso projeto pretende realizar ações de conscientização para que a comunidade se envolva e chame a atenção da prefeitura para resolver o problema”, afirma.
Outro projeto apresentado na oficina foi o de criação de uma cooperativa de costura. A moradora Maria Antônia Silva recebe retalhos de tecidos doados por empresas. “Eu tenho aproximadamente 300 quilos de malha, pretendo iniciar um trabalho artesanal com presidiárias”, explica. A ação ainda precisa de ajuda voluntária para ser realizada. “A oficina ajudou a organizar as coisas, mas ainda temos que nos reunir outras vezes para dar continuidade no projeto que criamos”, conclui Mirian.
Por Raíssa Ribeiro