A comunidade do Tingui, em Curitiba, reuniu-se no dia 6 de agosto para oficializar a criação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e formalizar a posse da diretoria. A pauta da reunião também incluía explicar aos presentes como funcionará o Conselho e tirar dúvidas dos moradores, aproveitando a presença das Polícias Militar e Civil.
Os quinze membros da diretoria do Conseg do Tingui foram apresentados na reunião e reforçaram o compromisso com a melhoria da comunidade. Também estava presente o presidente do Conseg Bacacheri, Celso Kataloski, que parabenizou a comunidade pela iniciativa. Celso reforçou que o Conselho é uma ajuda muito grande para o bairro, já que terá canais diretos com órgãos públicos.
O evento também teve como objetivo organizar a agenda com os próximos encontros e debater alguns assuntos que incomodam a comunidade. Os representantes da PM e da Policia Civil, membros natos do Conselho, tiraram as dúvidas dos moradores. A possibilidade do pedido de um módulo policial e a intensificação do policiamento no bairro foram temas abordados. Alex Sandro Pontes, presidente da Associação de Moradores do Tingui, explicou que o foco das ideias será em ações preventivas. "Um policiamento mais intensificado perto do colégio vai ajudar no problema com as drogas. Também queremos melhorar a iluminação das ruas.", explica.
O Conseg Tingui é uma vitória dos moradores, acreditando sempre na força da mobilização social. Sobre a importância do Conselho Comunitário, Alex Sandro comenta que a união é a principal arma da comunidade. "A interação entre os vizinhos e a força conjunta são fundamentais para o bairro, buscando sempre novas ideias", completa.
Para participar do Coseg ou da Rede de Desenvolvimento Local do Tingui, entre em contato com a agente Luana Todt pelo e-mail luana.todt@sesipr.org.br
Por Raíssa Ribeiro