Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA27/09/2012 - Atualizado em 20/02/2014

Comunidade do Tingui se reúne para formalizar Conseg

Moradores já se organizaram para a formação da diretoria

Na tarde de sábado, dia 16, os moradores do bairro Tingui, em Curitiba, se reuniram para falar sobre a importância de um Conselho Comunitário de Segurança para melhorar a qualidade de vida na localidade.  A reunião aconteceu na Escola Municipal Eny Caldeira, e estiveram presentes os moradores do bairro, a coordenadoria dos Consegs do estado e um representante da Polícia Militar da região. 

A coordenadora dos Consegs, Michele Cabral, falou aos moradores sobre a necessidade desse tipo de representação para a melhoria da segurança pública. “A comunidade não sabe a força que tem. Com a formalização de um Conseg, os moradores tem uma representação perante a Secretaria de Segurança Pública”, explicou. O Tenente Nixon Gonzaga, que também faz parte da coordenação dos conselhos, acredita que o principal objetivo do Conseg é a união entre a polícia e a comunidade. “Enquanto não tivermos essa união, não teremos qualidade de vida”, comentou o tenente. 

clique para ampliar clique para ampliarMoradores do Tingui comemoram a formação da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Foto: Laura Beal Bordin)

Durante a reunião, os moradores tiveram a oportunidade de esclarecer as principais dúvidas sobre o Conselho Comunitário de Segurança e sobre a real necessidade da criação do órgão dentro do bairro. O Tenente Vieira, responsável pela segurança do Tingui, falou das dificuldades da Polícia Militar e da necessidade de representação da população para discutir os problemas de segurança. “Hoje, o principal problema da PM é falta de policiais. Os oficiais sabem disso, mas é a população que deve exigir esse direito e ser ouvida”, comentou. 

Para a formalização do Conseg, os moradores precisam indicar 15 membros para a formação da diretoria.  Durante a reunião, diversos moradores se voluntariaram a fazer parte desse grupo que irá conquistar espaço para discutir medidas de segurança pública, atingindo o número mínimo de membros necessários. 

Agora, os quinze membros que formarão a diretoria irão se reunir para a divisão de cargos, para encaminhar a formalização oficial perante a Secretaria de Segurança Pública. Para o presidente da Associação de Moradores do bairro, Alex Sandro de Pontes, um grande passo foi dado para a união da localidade. “A nossa segurança está em nossas mãos. Temos que cuidar dela”, disse. 

A próxima reunião para a divisão de cargos acontecerá no dia 2 de julho, às 19h30, na Escola Municipal Eny Caldeira. 

Por Laura Beal Bordin

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.