Os moradores do São Braz, em Curitiba, reuniram-se no dia 14 de março para discutir as próximas ações que serão realizadas no bairro. O encontro, que aconteceu no Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, teve como principal tema a captação de recursos sustentáveis para investir no desenvolvimento da região.
Para conseguir recursos financeiros para realizar as ações de desenvolvimento no São Braz, a comunidade decidiu se mobilizar para juntar material reciclável e depois vendê-lo. “A ideia partiu de um integrante da Rede que desenvolveu esse projeto em São Paulo. Estamos agora fazendo um projeto piloto na escola para depois expandir para todo o bairro”, conta Cícero Donadeli, participante da Rede.
A ação já está sendo realizada no Colégio Kandora; alunos e professores estão contribuindo principalmente com latinhas, papelão e garrafas pet. “Está no começo, mas já conseguimos ver bastante resultado. Vamos conscientizar mais os alunos, mas só o material que sai aqui da escola já contribui bastante”, explica Cícero. Para Flávia Martins, agente de desenvolvimento do São Braz, a ação contribui muito para o crescimento do bairro. “A captação de recursos vai contribuir para que as coisas aconteçam com mais facilidade e de forma mais eficiente”, explica.
Os moradores pretendem conseguir um espaço para armazenar o material reciclável e expandir o projeto pelo bairro. “É uma ação muito importante. Além da captação de recursos para melhorar o bairro, também serve para conscientizar sobre a importância da reciclagem”, comenta Cícero. A comunidade do São Braz quer trazer o desenvolvimento para o bairro partindo do que é produzido pelos próprios moradores. “Eles não querem ficar presos ao assistencialismo, estão correndo atrás por conta própria”, conclui Fávia.
Por Raíssa Ribeiro