Na noite de quinta-feira, 22 de novembro, os moradores do bairro São Braz, em Curitiba, comemoraram o início oficial das atividades do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A diretoria recebeu da Secretaria de Segurança Pública a carta constitutiva do Conselho, que atuará no bairro buscando soluções criativas para os problemas de segurança na localidade. Estiveram presentes na ocasião representantes das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, além de autoridades do bairro.
O Conseg do São Braz é o resultado da união dos moradores do bairro que estavam bastante insatisfeitos com a insegurança do local. Depois de se reunirem, com ajuda da Rede de Desenvolvimento Local do bairro, umas das soluções encontradas para o problema foi a criação do órgão. Para a agente de desenvolvimento local, Luiza Drehmer, a posse do Conselho é um grande exemplo de mobilização. “Esse momento é resultado de um trabalho de meses tem tudo para dar certo”, disse.
Para o presidente do Conseg do São Braz, Ali Mansour, o Conselho é a representação da força da comunidade. “Durante esses meses em que estivemos envolvidos nesse processo, pudemos perceber que o Conseg é uma das mais efetivas, importantes e duradouras iniciativas de polícia comunitária”, disse. Ali ainda acredita que o estreitamento dos laços entre a polícia e a comunidade é essencial para os moradores se sentirem mais seguros. “Quanto mais nos escondemos, mais vulneráveis nos tornamos. Participar de um Conseg é ir na contramão de tudo isso”, afirmou.
A diretoria do Conseg São Braz fica responsável pelo órgão até 2014, quando serão realizadas novas eleições.
Por Laura Beal Bordin