No dia 21 de agosto, os moradores do bairro São Braz, em Curitiba, reuniram-se para reavaliar as ações propostas e focar no andamento dos projetos já iniciados. A reunião, que aconteceu na Faculdade São Braz, teve como objetivo fazer com que os moradores discutissem as principais necessidades do bairro e saber como está o andamento das ações planejadas na última reunião.
No momento existem algumas ações sendo realizadas no bairro e prontas para sair do papel. São ações relacionadas à cultura, educação e cidadania. Durante o encontro, os participantes da Rede puderam expor as ideias e buscar diretrizes para os projetos.
Na área da cultura, busca-se a inclusão de jovens de baixa renda em projetos culturais como música e teatro. Os moradores buscarão realizar um projeto e buscar patrocínio pela lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura.
No que diz respeito ao meio ambiente, os moradores estão organizando um mutirão para a limpeza de um bosque que cerca a região e é utilizado para jogar lixo por diversas pessoas. O mutirão deve acontecer em breve.
Sobre cidadania, os participantes da Rede buscam realizar palestras que conscientizem os jovens e também seus pais sobre o perigos das drogas e também sobre o aliciamento de menores. Segundo a diretora do Colégio São Braz e participante da Rede, Silvana Marquetti, esse é um problema que será encarado daqui para frente. "Com a Copa do Mundo sendo realizada aqui em Curitiba, já existem pessoas fazendo o aliciamento dessas garotas. Temos que conscientizar a todos para que isso não seja um problema aqui na capital", comentou. Agora os moradores estão em busca de parcerias para que essas palestras possam ser realizadas e divulgadas para toda a comunidade.
Por Laura Beal Bordin