Moradores de São Braz e de Santa Felicidade, em Curitiba, estão finalizando a ação de criar um Conseg para a região. A última reunião aconteceu no dia 27 de julho, na Faculdade São Braz, com o objetivo de reunir os interessados a participar da diretoria do Conselho. Durante a reunião, a Polícia Militar falou um pouco do trabalho da corporação na região.
Depois de uma série de reuniões explicativas sobre o papel de um Conseg e a responsabilidade de quem o integra, os moradores demonstraram interesse em participar do Conselho. Quinze pessoas se dispuseram a integrar a diretoria, exigência da Secretaria de Segurança Pública.
O representante da PM, Tenente Smanioto, apresentou uma palestra sobre como a polícia atua na região e quais são os serviços prestados. A palestra foi muito útil para quem estava na reunião, pois foi possível tomar conhecimento de serviços que são pouco divulgados. O tenente também comentou o conceito de Polícia Comunitária, filosofia que aumenta a proximidade entre policiais e a população.
Os moradores estão focados em formalizar a criação do Conseg e na próxima reunião irão dividir os cargos e enviar os formulários para a Secretaria de Segurança. Clarice Panini, interessada em participar do Conselho, já sofreu com a violência no bairro e acredita que o Conseg ajudará a diminuir o problema. "Vai fortalecer a comunidade e também é muito boa essa proximidade com a polícia. Traz mais informações, nos dá uma visão melhor", disse.
Por Raíssa Ribeiro