Na noite desta quarta-feira, 21 de novembro, os professores do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora no bairro Santo Inácio, em Curitiba, assistiram a uma palestra ministrada pela doutoranda em educação, Nelsi Antonia Pabis, sobre propostas pedagógicas.
Nelsi faz parte de um grupo de pesquisa que vem atuando na comunidade em parceria com a Rede de Desenvolvimento Local. O grupo de pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Teoria da Justiça, Ética, Democracia e Educação já ministrou palestras aos alunos do Colégio Estadual Kandora sobre Direitos Humanos, Segurança no Trabalho, Bioética e Diversidade Étnica e Cultural.
Para os professores, o grupo apresentou elementos articuladores do Plano Nacional de Educação (PNE), formas de como a escola pode desenvolver seus próprios planos pedagógicos, o papel dos professores, além de pontos como a forma de avaliação de uma escola e o trabalho de um pedagogo nos colégios.
Rita de Cássia Falleiro Salgado, integrante do grupo de pesquisa, comentou o motivo pelo qual eles oferecem as palestras tanto para alunos como para professores. “A nossa intenção é sempre procurar passar o que se está sendo estudado na academia, no nosso caso no doutorado, para a comunidade”, comentou.
A palestrante comentou com os professores que os educadores em geral têm questionamentos sobre como atuar nas escolas, e mostrou diretrizes de como tomar estas atitudes exemplificando com casos vividos por ela dentro da rede pública de ensino.
Para a professora Edna Regina Cardoso, palestras como esta sempre agregam à vida profissional do professor. “É muito importante estas palestras, pois nos capacitam no currículo e no modo de agir dentro das salas de aula”, disse a professora.
Por Vinícius Garcia