Moradores das comunidades de Santo Inácio, Santa Felicidade, Gabineto e São Braz se reuniram no Colégio Kandora para o projeto inter-redes, no último dia 19. Foi realizada uma oficina de projetos com foco em ações comunitárias.
A oficina teve como objetivo a orientação dos moradores em relação à criação de projetos. As comunidades aprenderam a organizar as ideias que já tinham em mente para que as ações possam ser postas em prática com mais eficiência e pareçam mais atrativas na hora de conquistar parcerias. A reunião serviu para dar um direcionamento aos sonhos apresentados. “A oficina foi boa porque deu uma direção, aprendemos a pôr as ideias em tópicos, seguir uma linha. Sem isso, acabamos atropelando algumas partes”, afirmou Regina Saraceni, presidente da Amave (Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Veneza).
A reunião foi muito benéfica para o compartilhamento de ideias entre as comunidades. Os moradores puderam opinar nos projetos alheios, contribuindo muito para a realização destes. Gilséia Baraniuk, palestrante da oficina e articuladora da Rede de Desenvolvimento Local, explicou que a criação dos projetos é importante para a comunicação, divulgando as ideias para um número maior de pessoas.
Para um melhor aproveitamento dos moradores, a oficina foi dividida em duas partes. O primeiro encontro serviu para a explicação do roteiro de elaboração das ações. O segundo, que acontecerá no dia 3 de julho, no mesmo local, terá como objetivo a apresentação dos projetos feitos pelos moradores e a retirada de dúvidas que surgiram no processo.
Por Raíssa Ribeiro