Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA01/03/2013

Pilarzinho se mobiliza para criar rádio comunitária

Comunidade coloca comunicação como prioridade no bairro

Os moradores do Pilarzinho, em Curitiba, reuniram-se no dia 27 de fevereiro, na Associação dos Hemofílicos, para refletir sobre as ações que podem fazer com que a região melhore cada vez mais. A proposta de uma rádio comunitária e melhorias na divulgação das reuniões, por meio da comunicação, foram os principais temas abordados.

clique para ampliar clique para ampliarComo uma forma de fortalecimento da comunidade, os moradores decidiram iniciar uma rádio comunitária no Pilarzinho (Foto: Divulgação)

A Rede do Pilarzinho completa três anos de existência no dia 3 de março. A data fez com que os participantes refletissem sobre as atividades já realizadas pelo grupo em prol do desenvolvimento do bairro. Josué Artigas, agente de desenvolvimento local, comenta sobre o crescimento do grupo. “É um trabalho de formiguinha, os frutos do trabalho só são colhidos algum tempo depois. Fico feliz principalmente pela criação de vínculos entre a comunidade, é uma das maiores vitórias”, comenta. Os moradores mostraram-se satisfeitos com os resultados e planejaram novas ações para dar continuidade ao trabalho.

Como uma forma de fortalecimento da comunidade, os moradores decidiram iniciar uma rádio comunitária no Pilarzinho. “É um veículo que alavanca outras situações. Muitas pessoas não conseguem participar das reuniões, pelo rádio elas conseguiriam se informar sobre o que está sendo desenvolvido”, explica Michel Guimarães, participante da Rede.

Outro objetivo da criação da rádio é o fortalecimento do comércio do bairro. “A pessoa mora aqui há dez anos e não conhece o comercio local, vai sempre para o centro comprar o que precisa”, afirma Michel. Para iniciar o projeto, a comunidade irá formar uma diretoria da rádio e também buscar uma concessão pública para colocá-la em funcionamento.

A participação dos moradores é essencial para que as ações sejam realizadas. Para aumentar a mobilização do bairro, os moradores pretendem aumentar a divulgação da Rede. “O Pilarzinho é um bairro muito grande e com um público bastante heterogêneo, é difícil mobilizar todo mundo. Mas vamos fazer um trabalho de divulgação mais forte para trazer as pessoas”, comenta Douglas Fernandes.

A comunidade pretende criar folhetos de divulgação futuramente. “Queremos informar as pessoas, trazê-las para participar”, conclui Michel.

Por Raíssa Ribeiro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.