A Rede do Novo Mundo, em Curitiba, realizou um encontro diferente para promover o desenvolvimento do bairro. O Café das Mulheres, que aconteceu no dia 18 de abril, reuniu as moradoras em um encontro descontraído. O evento, realizado em parceria com a Associação de Amigos e Moradores da Vila Maria e Uberlândia, também serviu para que as participantes da Rede discutissem as próximas ações que serão realizadas na região.
Para criar vínculos mais fortes entre as moradoras, o evento contou com atividades de reflexão e compartilhamento de experiências. “A reunião acontecerá semanalmente, as mulheres poderão debater os temas que escolherem e participar de atividades descontraídas”, explica Michaela Theilmann, agente de desenvolvimento local do Novo Mundo.
Durante o encontro, as participantes debateram formas de melhorar a realidade social do Novo Mundo. Para iniciar as ações, será realizada uma feira de artesanato feita pelas mulheres do bairro. “Nós já tínhamos essa trabalho, mas não conseguíamos expor, esse encontro foi uma boa oportunidade para resolver isso”, comenta Tereza Prokopenko, moradora do bairro. A feira acontecerá no dia 10 de maio, na sede da Associação.
Muitas pessoas moram há anos na região e não conhecem os vizinhos e nem o que é produzido na localidade. Silmara Veuldolin mora no Novo Mundo há oito anos e não tinha conhecimento das atividades artesanais que acontecem lá. “Eu não sabia que tinha isso aqui, mas agora tomei conhecimento e quero ajudar. É muito importante o envolvimento das pessoas”, conclui.
Por Raíssa Ribeiro