A Rede de Desenvolvimento Local do Hauer, em Curitiba, reuniu-se no dia 27 de maio, para buscar uma solução para o problema dos animais abandonados no bairro. Os moradores puderam contar com a participação de um representante da prefeitura de Curitiba na reunião.
“A ideia dos moradores é dividir o bairro em 15 setores para facilitar a fiscalização e acompanhamento do número de animais abandonados na região”, explica Adriane Vieira, agente de desenvolvimento local do Hauer.
O problema foi levantado durante as reuniões mensais da Rede do Hauer e a comunidade percebeu que precisava ser tomada alguma providência com relação ao número de animais abandonados, principalmente os cães. “Existem muitos cães que ficam soltos no bairro e têm dono, mas não são castrados. Precisamos conscientizar os vizinhos e nas escolas, senão vira uma bola de neve”, conta Alessandra Senger, professora de educação física e participante da Rede.
Outra ação debatida durante o encontro foi a realização de uma espécie de evento para mobilização e conscientização dos moradores e para fazer a castração desses animais de rua. O próximo passo agora é conhecer o que a prefeitura já faz com relação ao problema e como ela pode auxiliar o grupo para solucionar a questão. “O grupo é bem ativo e participante e vamos dar todo o suporte e apoio para eles conhecerem o que a prefeitura já faz e como podemos ajuda-los”, disse Indalécio Martins, coordenador de assuntos comunitários da regional do Boqueirão, da prefeitura de Curitiba.