Nos dias 9 e 10 de março a comunidade do Hauer, em Curitiba, realizou um campeonato de skate para unir os esportistas do bairro e proporcionar um momento de lazer. O “4º Game of Skate”, que aconteceu na Praça Alfredo Hauer, contou com a presença de mais de 400 pessoas. Além da competição, o evento também teve o objetivo de conseguir mais assinaturas para o abaixo-assinado para a construção da pista de skate no bairro.
Os próprios jovens skatistas do Hauer se mobilizaram para realizar mais uma edição do campeonato de skate da região. “Nosso principal foco é dizer a necessidade de construção de uma pista de skate aqui, mostrar a quantidade de skatistas praticando o esporte em um local inadequado”, explica Henrique Ribeiro, organizador do campeonato. Os idealizadores do evento escreveram um projeto para criar uma pista de skate no Hauer.
“Todo o pessoal da comunidade que pratica skate veio, colaborou. Também veio muita gente de fora.”, afirma Henrique. Adriane Vieira, agente de desenvolvimento do bairro, comenta que os jovens organizaram tudo sozinhos. “É bom ver que os moradores conseguiram fazer esse evento, correram atrás de parcerias e divulgação”, explica.
A programação do evento contou com artistas fazendo grafite, shows de rap e a competição de skate. O abaixo-assinado para a construção da pista de skate ficou disponível durante o campeonato para que as pessoas contribuíssem com o projeto.
“Acho muito importante ações que investem no esporte, principalmente os de periferia. O skate possibilita tirar muitos jovens da rua e envolve-los em coisas novas. O esporte traz oportunidades, além da diversão”, comenta Murilo Derbli, agente de desenvolvimento local da Vila Verde, em Curitiba, e colaborador do evento.
Por Raíssa Ribeiro