Moradores do Hauer, em Curitiba, reuniram-se no dia 3 de outubro, na igreja Santa Rita de Cássia, para discutir os detalhes finais do projeto de criação de uma pista de skate no bairro. Os integrantes da Rede apresentaram modelos de pistas construídas em outras localidades e debateram como quebrar o preconceito com o esporte.
O skate é um esporte que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente entre os jovens do Hauer, mas existem poucas opções de pistas na região. Os skatistas costumam dividir espaço com outras pessoas, que praticam esportes diferentes, na quadra poliesportiva do bairro. "Nós precisamos ter o nosso espaço, um local melhor para entretenimento", explica Victor Baptista, jovem morador do bairro. Os responsáveis pelo projeto apresentaram três modelos de pista já construída em outras cidades e que poderiam ser adaptadas para o espaço escolhido no bairro.
A comunidade também luta para a quebra do preconceito com os skatistas, que são frequentemente vistos como usuários de drogas. Pistas de outros bairros estão sendo desativadas por reclamações de moradores. Henrique Schimitz, skatista do bairro e integrante da Rede, explica que essa visão é deturpada e que os esportistas se reúnem apenas para praticar o esporte. "Quem está andando de skate não bebe, seria impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Infelizmente existem pessoas que vêm de outros locais para fazer isso e a culpa acaba caindo para os skatistas", comenta Henrique.
Um abaixo assinado foi feito para ser anexado ao projeto, que ainda precisa de alguns retoques finais. Os moradores ainda precisam fazer o orçamento da obra e estabelecer as parcerias para um melhor desenvolvimento da ação. Os jovens apoiam a construção da pista para o fortalecimento do esporte e também para conquistarem seu espaço na comunidade. "Esse projeto é um apoio para os jovens, existem muitos espaços para idosos e crianças, nós também precisamos de um", conclui Victor. Um campeonato de skate foi realizado na região, atraindo cerca de duas mil pessoas, e não houve nenhuma ocorrência policial.
Por Raíssa Ribeiro