Integrantes da Rede do Cristo Rei, em Curitiba, reuniram-se com Michele Cabral, coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do Paraná, para tirar dúvidas sobre o processo de formação de um conselho. O encontro também contou com a presença do oficial da reserva da PM e membro do Rotary, Coronel Foltran, que ajudou no esclarecimento com relação ao trabalho da Polícia.
O Paraná foi pioneiro no projeto dos Consegs, começando na década de 80. Hoje, no estado inteiro, já são 231 conselhos oficiais e ativos. O Cristo Rei está se organizando para fazer parte desse grupo, contribuindo para a melhoria da região. "Não podemos apenas cobrar do poder público, todos tem a sua parte na comunidade. Existem pequenas coisas que podemos fazer e que irão refletir na segurança pública", explicou Michele.
As dúvidas apresentadas pelos moradores foram mais sobre a parte burocrática da oficialização do Conseg. É exigido pela Secretaria de Segurança Pública que quinze pessoas se disponibilizem a participar da diretoria e dividam-se em cargos específicos. O Coronel Foltran explicou que a principal tarefa do Conselho é a organização da comunidade para, junto com a PM, tentar resolver o problema. "É importante a união de esforços para perceber quais problemas existem e levar essa situação para ser resolvida", disse. Os participantes da reunião se comprometeram a trazer mais membros no próximo encontro e avançar no processo de oficialização do Conseg.
Por Raíssa Ribeiro