Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA11/12/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Moradores da Vila Verde são atuantes na comunidade

Pesquisa revela que 90% dos moradores afirmam participar de audiências públicas e reuniões no bairro

Pesquisa* realizada na Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), mostra que os moradores estão engajados no desenvolvimento do bairro onde vivem. Mais de 90% dos moradores entrevistados afirmaram participar de audiências públicas para definição do orçamento do município e outras reuniões, como de associações de moradores, demostrando que se preocupam com a localidade.

clique para ampliar clique para ampliarPesquisa revela que 90% dos moradores afirmam participar de audiências públicas e reuniões no bairro (Arte: Louise Pereira)

A pesquisa de Ativos e Necessidades faz parte da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local e busca avaliar as coisas boas na localidade e as principais necessidades dos moradores. Segundo a pesquisa, segurança é uma grande necessidade dos moradores, já que 53% não se sentem seguros no local. Além disso, mais de 80% dos entrevistados conhecem algum caso de homicídio e tráfico de drogas na região.  Outra preocupação é o desemprego, já que mais de 80% dos moradores afirmam conhecer alguém que está sem trabalho.

Mesmo com os problemas enfrentados, 93% dos moradores dizem gostar do local onde vivem.  Para tornar a Vila Verde ainda melhor, os moradores buscam mais segurança com mais policiamento, e a manutenção da Unidade Paraná Seguro (UPS). Uma outra necessidade dos moradores é a conscientização da população com o meio ambiente. Para o agente de desenvolvimento local da Vila Verde, Murilo Sampaio, a conscientização é necessária para suprir todas as necessidades apresentadas pela pesquisa. “Conscientizar os moradores para a questão da segurança, meio ambiente e outras questões é essencial. Só assim bons resultados serão alcançados”, disse.

Por Laura Beal Bordin

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.