Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA27/09/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Arte no Muro agita tarde de sábado no Jardim Gabineto

Jovens puderam grafitar os muros da Escola Municipal Anita Gaertner

No dia 4 de agosto, os jovens do Jardim Gabineto, na Cidade Industrial de Curitiba, reuniram-se em frente à Escola Municipal Anita Merhy Gaertner para grafitar os muros brancos que cercam a escola.  A movimentação começou cedo e os jovens tiveram espaço para mostrar a arte do grafite e aprender com quem já conhece a técnica necessária para desenvolver o trabalho.

clique para ampliar clique para ampliarJovens do Jardim Gabineto participam da Arte no Muro e colorem os muros da Escola Anita Merhy Gaertner (Foto: Laura Beal Bordin)

A iniciativa de grafitar os muros da escola surgiu quando a diretora Sônia de Fátima Pereira buscou novas possibilidades para acabar com as pichações que estavam se tornando constantes. Dessa forma, foi feita uma parceria entre a escola e a Rede de Desenvolvimento Local do Jardim Gabineto, que realizaram um projeto para buscar parcerias entre os moradores do bairro.  Para a professora Sônia, a realização do projeto foi de extrema importância, pois, além de acabar com o problema da pichação, os jovens podem se sentir valorizados. "A participação dos alunos nessa arte vai fazer com que eles valorizem aquele espaço que também é deles", comenta. A atividade também faz parte das comemorações dos 20 anos da escola.

A ação aconteceu durante o sábado, quando a escola está de portas abertas para a comunidade. É o projeto Comunidade Escola, que busca tornar a escola um local aberto para os moradores e estimular a comunidade a ocupar aquele espaço quando ele normalmente estaria fechado. Na ocasião, o coordenador do projeto, Luciano Martins, esteve presente e falou da importância da parceria com a Rede de Desenvolvimento Local do bairro. "Os dois projetos buscam efetivar a participação cidadã dos moradores, nada melhor do que unir forças", disse. Segundo Luciano, o exemplo do Jardim Gabineto deve ser levado a outras localidades de Curitiba.

No final do dia, os muros da escola Anita Gaertner ficaram cheios de desenhos feitos pelos moradores do bairro e, para a agente de desenvolvimento local, Simone Tavares, o mais importante é fazer com que os jovens valorizem o espaço e possam se ver representados. "Agora que eles fazem parte dessa arte eles podem valorizar o que eles mesmos fizeram", comenta. Além disso, os jovens puderam aprender como essa arte é feita e participar do trabalho, fazendo com que outros moradores possam vir a se interessar pelo grafite.

Por Laura Beal Bordin

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.