Na segunda-feira (2), os moradores do Jardim Gabineto, da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), se reuniram para falar com autoridades sobre a falta de segurança, que tem preocupado a todos. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na reunião, que contou com a presença de policiais militares e da Guarda Municipal.
Na ocasião, as autoridades da segurança pública na capital falaram aos moradores sobre a necessidade de cuidar da própria segurança, dando dicas de como estar atento a tudo que está acontecendo ao seu redor. Os policiais também falaram sobre a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e de formas caseiras de promoção de segurança, como o Vizinho Solidário, que já está sendo aplicado em diversas localidades no Paraná inteiro.
No final da reunião, os moradores decidiram iniciar a ação Vizinho Solidário, que consiste em estar atento as ações de seus vizinhos de forma que, se alguma atitude estranha acontecer, o morador pode recorrer à Polícia Militar. A próxima reunião acontecerá no dia 23 de julho, às 19h15, e todos os moradores se comprometeram a chamar seus vizinhos para discutir a ação.
Por Laura Beal Bordin