A comunidade do Capão Raso, em Curitiba, realizou, no dia 8 de dezembro, uma confraternização de final de ano com a ajuda da Associação de Moradores. O evento contou com apresentações de judô e capoeira, brinquedos infláveis para as crianças e a presença do Papai Noel para distribuir brinquedos. Os organizadores também ofereceram lanche para os que compareceram.
A Associação de Moradores oferece aula de capoeira para as crianças da região. O grupo Expressão de Liberdade preza pelo lado social, buscando incluir pessoas de todas as idades nas aulas e fazer com que o esporte as mantenha longe dos perigos das drogas. “Capoeira é um esporte de defesa pessoal, de lazer, é o que você quiser que seja. Batalhamos para manter as crianças longe das ruas, formar cidadãos que possam viver com dignidade”, explica Júnior Leme, mestre do grupo. As crianças fizeram uma apresentação no evento e mostraram como se dedicam ao esporte.
A festa também teve o objetivo de celebrar as conquistas da Associação de Moradores durante o ano. A reforma do telhado foi uma das principais vitórias, o que fez com que Josefa Santos, presidente da Associação, tivesse uma maior motivação para realizar o evento de confraternização. “É muito bom ver tudo que conseguimos, poder dar uma festa para as crianças do bairro. Já é a segunda vez que fazemos um evento assim, faz muito sucesso”, afirma.
“Essa festa é uma forma de unir a comunidade, ajudar as crianças, propiciar um dia mais feliz para todos. Fico feliz por ver que os moradores tomaram a iniciativa de mobilização e organizaram tudo”, conta Edir Avelar, agente de desenvolvimento local do Capão Raso. Com a ajuda de doações, os organizadores ofereceram um lanche para os participantes. Para celebrar a chegada do natal, o evento contou com a presença do Papai Noel para fazer a distribuição de presentes. A prefeitura também disponibilizou brinquedos infláveis para as crianças se divertirem.
Por Raíssa Ribeiro