A Associação de Moradores e Amigos do Parque Vila Industrial, no bairro Capão Raso em Curitiba, realizou, em conjunto com as Redes de Desenvolvimento Local, sua primeira comemoração de páscoa para a comunidade, reunindo cerca de 100 crianças no dia 1º de abril. A festa teve bolo, cachorro quente, sorteio de ovos de chocolate e uma apresentação da Associação de Capoeira Arte e Raça.
A roda de capoeira deu início à festa com a apresentação de 20 alunos, entre crianças e adultos. O professor José do Prado Júnior conta que não ensina apenas a capoeira, mas cidadania. “O objetivo da capoeira é formar a criança como cidadão, e, além disso, para a criança poder fazer aulas ela tem que estar bem na escola e em casa”, conta Júnior.
Interessada na capoeira, a moradora Maria Aparecida da Silva, que mora há 36 anos no bairro, pensa em matricular os seus quatro netos nas aulas de capoeira depois da apresentação. Seu filho, Wanderlei da Silva, também se empolgou e ressaltou como eventos como esse fazem com que a comunidade fique sempre unida.
O objetivo do evento foi mesmo manter a comunidade unida e celebrar a páscoa foi a maneira encontrada pela associação neste dia com ajuda de Janaína Santana, agente de desenvolvimento local do bairro. Segundo Janaína, mais ações, como um bazar e um “dia do risoto” estão previstas para o dia 14 de abril na associação.
Por Willian Costa