O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Capão da Imbuia, em Curitiba, parceiro da Rede de Desenvolvimento Local, reuniu-se no dia 26 de novembro, no Colégio Maria Aguiar Teixeira, para discutir as ações em andamento e planejar uma festa de fim de ano para crianças carentes. Explicações sobre o Vizinho Solidário, ação de segurança implementada no bairro, foram dadas para os interessados em expandir o projeto.
Os participantes da reunião discutiram uma forma de ajudar as famílias prejudicas pelo temporal de granizo ocorrido no último mês, focando principalmente nas crianças. As casas foram destelhadas e muitas famílias ainda sofrem as consequências da tempestade. O Conselho está em busca de doações para a realização do evento.
“Nós queremos trazer alegria, eles sofreram muito com enchentes, em 2011, e agora esse temporal. Nunca houve uma festa assim para as crianças”, explica Mauro Gabardo, presidente em exercício do Conselho. A comunidade também acredita que é importante fortalecer as famílias carentes e trazer diversão para as crianças.
O projeto Vizinho de Olho também foi um tema abordado pelos participantes. Novos integrantes compareceram para entender como funciona o alarme e possivelmente levar para a proximidade de suas residências. O sistema funciona por meio de sirenes instaladas nas casas e que são acionadas quando algum morador observa comportamentos suspeitos na região.
Atualmente apenas a Rua Roberto Sichon conta com os alarmes, mas Francis Klein, morador da Rua Benedito Guil, também quer levar o sistema para seus vizinhos. “Me interessei pelo projeto por causa do alto índice de violência do bairro, fiquei sabendo da ideia e vim na reunião para saber mais detalhes”, explica. O custo da instalação depende da quantidade de pessoas que aderem ao projeto.
Por Raíssa Ribeiro