Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA31/10/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Capão da Imbuia organiza ações de segurança e cidadania

Moradores discutiram em reunião formas de diminuir a criminalidade, além de planejar uma palestra antidrogas

Integrantes da Rede do Capão da Imbuia reuniram-se no dia 29 de outubro, no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, para pensar nas próximas ações da comunidade. Os moradores planejaram a realização de uma palestra de conscientização dos perigos das drogas e também discutiram detalhes da implantação do projeto Vizinho Solidário no bairro.

clique para ampliar clique para ampliarMoradores organizam ações de segurança e cidadania (Foto: Arquivo)

Os jovens do ensino médio do Colégio Maria Aguiar Teixeira participarão de uma palestra sobre as consequências da utilização de drogas. Com o objetivo de conscientizar os alunos, os organizadores pretendem informar e tirar dúvidas dos participantes. Alex Oliveira, membro da Rede e idealizador do projeto, acredita que o público vai se identificar com o tema da palestra. “Nós trabalhamos com a prevenção, orientação. Muitas vezes o problema começa por falta de informação, os jovens não sabem das consequências que as drogas trazem”, explica. O evento acontecerá no dia 14 de novembro, às 14 horas.

Outro projeto que foi debatido durante a reunião foi o Vizinho Solidário, ação que prioriza a integração e comunicação entre vizinhos para aumentar a segurança da região. Os moradores cuidam das casas de seus vizinhos e sempre se comunicam quando acreditam que há algo errado. Thaís Horbatiuk, moradora do Capão da Imbuia, acredita que a união da comunidade é o principal fator para diminuir a criminalidade. “Temos que cuidar um do outro, nos unir para aumentar a segurança. Vamos evitar que ocorram crimes por aqui”, afirma.

Os moradores instalarão placas na frente das residências participantes, aproximadamente 18, e sirenes para assustar os criminosos. Não são alarmes comuns, quando acionados chamam a atenção de quem passa, informando que a casa está em perigo e que é preciso ligar para o 190. “Se a casa for assaltada ou algum de nós perceber algo estranho, acionamos a sirene. Esse projeto já é utilizado por outros bairros, reduz muito a ação dos bandidos. As placas também são importantes, mostram que nós estamos cuidando de nossos vizinhos”, explica Thais. O Conseg do Capão da Imbuia contou com a colaboração de participantes do Conselho de Segurança do Guabirotuba, comunidade que já utiliza o sistema.

Por Raíssa Ribeiro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.