Ladies Ensemble realiza nova turnê no Paraná em comemoração ao mês da mulher
Ação cultural chega a novas cidades do Estado, depois de circuito bem sucedido em 2022
O mês da mulher vai ser mais do que especial em cinco cidades do interior do Estado. Em Arapongas (21/03), Londrina (22/03), Loanda (23/03), Maringá (24/03) e Campo Mourão (25/03) o Sesi Cultura Paraná apresenta nova temporada da orquestra feminina Ladies Ensemble, que traz novo repertório como um presente para a comunidade do norte do Estado.
O concerto “Sinfonia para as Indústrias” traz peças conhecidas do universo da música clássica e referências menos conhecidas, oferecendo uma experiência musical rica para o público paranaense. O programa abrange um amplo período da história da música, do barroco de Vivaldi até a música brasileira moderna de Villa-Lobos, combinando aspectos dramáticos da ópera (como na explosiva abertura de Carmen, de Bizet) com momentos intimistas proporcionados pelas melodias populares tradicionais. O repertório foi criado pela diretora artística e musical da Ladies Ensemble, Fabiola Bach Akel, que também é violista da orquestra.
A apresentação terá o formato de concerto didático, com explicações e curiosidades sobre as obras e seus compositores entre cada execução. “Organizei um repertório para passar por uma variedade de estilos e períodos musicais, que serão explicados no concerto”, diz Akel. Esse formato foi um sucesso em duas ocasiões no ano passado, com circulações por cidades diferentes, sempre priorizando o interior.
Os solos serão tocados por integrantes da própria orquestra. “Sempre ressalto que a Ladies Ensemble é uma orquestra de solistas”, comemora a diretora artística, em referência à qualidade técnica das instrumentistas. A novidade em 2023 é a presença de uma bailarina que interpretará as danças da “Fada Açucarada” e “Mirlitons”, do tradicional balé O Quebra Nozes, de Tchaikovsky (1840–1893).
O Sinfonia das Indústrias é uma iniciativa que permite o acesso à música de qualidade para cidades que, geralmente, estão fora do circuito comercial. A intenção é ajudar na formação de bagagem cultural e artística para colaboradores da indústria, seus familiares e comunidade, melhorando o repertório individual destas pessoas. Esta ação também corrobora com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 3, 4 e 8 da Agenda 2030 da ONU.
Mês da mulher - Em referência ao mês da mulher – marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, foram incluídas no repertório da apresentação duas peças da pianista, compositora e maestra Chiquinha Gonzaga (1847–1935). Serão duas composições apresentadas em conjunto: “Lua Branca” e “Corta Jaca”.
“Vou falar um pouco sobre a vida de Chiquinha Gonzaga e, principalmente, lembrar que ela foi a primeira mulher a conquistar o direito de trabalhar como musicista em uma época em que as mulheres só podiam tocar instrumentos dentro de casa, sem a possibilidade de atuar profissionalmente”, diz. O pioneirismo da compositora ecoa na proposta da Ladies Ensemble: primeira orquestra formada só por mulheres a atuar profissionalmente no Brasil, o grupo tem entre suas premissas destacar a atuação feminina na música – um meio ainda marcado pela desigualdade de gênero em posições de protagonismo.
World music - A presença de melodias tradicionais da Ucrânia e Argélia, além de um tema árabe andaluz, é um dos diferenciais da orquestra. “É a única orquestra do país capaz de passear com a mesma desenvoltura pelo universo da música oriental e ocidental, utilizando instrumentos típicos como o qanun", explica Akel, citando o instrumento de origem oriental executado pela musicista síria radicada em Curitiba Myria Tokmaji.
SERVIÇO:
Sesi Cultura Paraná apresenta: “Sinfonia para as Indústrias”, com orquestra Ladies Ensemble
Ingressos: contribuição voluntária de 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na portaria dos teatros uma hora antes do espetáculo, na data de sua realização.
Classificação indicativa – 10 anos
Sobre a Orquestra Ladies Ensemble - Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. Fundada pela violista Fabiola Bach Akel, o grupo é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, em Curitiba, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo.