Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FITO 201231/05/2012

Sesi realiza em Curitiba o Festival Internacional de Teatro de Objetos

Pela primeira vez na capital, o FITO começou sexta-feira (25) e vai até domingo, no Museu Oscar Niemeyer

 

Mais de vinte mil pessoas são esperadas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, para o Festival Internacional de Teatro de Objetos – FITO. A realização é do Sesi. Os espetáculos começaram sexta-feira (25) e vão até domingo (27), todos com entrada gratuita para o público. O FITO mostra uma arte diferente e divertida, que dá vida a objetos e os transforma em protagonistas do espetáculo.

Assim, um saca-rolha gigante se transforma numa graciosa bailarina; leques imitam o traquejo de pavões; chaleiras e xícaras valsam; uma torneira vira fielmente a representação de um velhinho chorando.

Veja mais fotos do primeiro dia do FITO aqui.

Acompanhe o Festival pelo Facebook (/fitofestival) e pelo Twitter (@fitofestival) – onde as ações serão postadas em tempo real. Já a programação completa pode ser conferida no site: www.fitofestival.com.br

O Festival traz à capital 13 grupos de sete países como França, Argentina, Itália, Israel, Holanda, Espanha e Brasil em mais de 60 apresentações. A entrada é franca.

Além dos espetáculos, acontecem atrações musicais e performances. É o caso de “Pinipan”, espetáculo musical do mestre da percussão Naná Vasconcelos, ganhador do Grammy Latino 2011 na categoria Regional. Teve apresentação na sexta e haverá outro domingo (27).

No sábado, às 22h, depois dos espetáculos, acontece o show-performático do baiano Tom Zé, com seu “Música/Contramúsica”. Na percussão, para além dos arranjos e orquestrações – e instrumentos convencionais -, liquidificadores, rádios, máquinas de escrever, enceradeiras, gravadores, teclados e garrafas.

200 mil pessoas – Em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País, já foi visto por mais de 200 mil pessoas em Porto Alegre, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus e Recife.

“Com esta iniciativa o Sesi abre ao público curitibano o acesso a uma arte fascinante, ainda pouco conhecida no Brasil, mas já muito popularizada na Europa, de onde vem a maioria das companhias”, diz a gerente de Cultura do Sesi Paraná, Anna Zétola.

Entre os destaques da edição curitibana estão Katy Deville, com a sua companhia Théâtre de Cuisine, que apresenta o espetáculo “20 Minutos Sob o Mar”; além da Cia Fernán Cardama, com “Histórias de Meia Sola” e ainda a companhia espanhola, Rocamora, fundada pelo ator e diretor Carles Cañellas, que mostra “Pequenos Suicídios”, adaptação feita do primeiro espetáculo escrito para o teatro de objetos.

Para receber o público de Curitiba, foi convidado um “mestre de cerimônias de luxo”, o ator Pascoal da Conceição, que vai interagir e brincar com as pessoas na pele do personagem Dr. Cacareco. Além dos espetáculos, acontecem atrações musicais e performances.

Nos três dias do FITO também acontece a Mostra Viva, que serão performances curtas, realizadas por atores, para pequenos grupos. Outra ação de interação entre o festival e o público será a Fitografia, um espaço cenográfico onde o público é convidado para uma fotografia dançando com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus para que cada um “dê a cara” que prefere ao sei parceiro de dança. No final quem quiser leva para casa como lembrança a foto.

Serviço:
Festival Internacional de Teatro de Objetos
Apresentações
Data: 25 a 27 de maio
Local: Museu Oscar Niemeyer
(Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.

    Eventos na sua cidade