Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Exposição Barão de Mauá14/03/2012 - Atualizado em 28/03/2012

Centro Cultural Sistema Fiep abre Exposição Barão de Mauá

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, fez a abertura, em encontro com a presença do ator Paulo Betti. A exposição fica até 13 de maio e pode ser visitada de quarta-feira a domingo.

 

clique para ampliar clique para ampliarFotografias raras, documentos e pinturas compõem a exposição, que fica até 13 de maio (Foto: Gilson Abreu)

O Centro Cultural Sistema Fiep abriu nesta quarta-feira (14) a Exposição Barão de Mauá, sobre a vida e a trajetória do empresário e empreendedor Irineu Evangelista de Sousa, pioneiro no processo de industrialização do Brasil. Objetos pessoais, fotografias raras do século 19, gravuras, quadros e pinturas fazem parte do acervo da exposição, que pode ser visitada até o dia 13 de maio, de quarta-feira a domingo, das 10h às 19h. A realização e patrocínio é do Sesi-PR e produção da Aori. A entrada é franca para o público.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, fez a abertura oficial da exposição na noite de terça-feira. O ator Paulo Betti, que fez o papel do Barão de Mauá no filme sobre sua história, participou do encontro e surpreendeu os convidados. Vestido a caráter, com fraque e bengala, o ator protagonizou o Barão de Mauá, narrando costume do seu tempo, a escravatura e a incipiente produção nacional da época. Ele lembrou as transformações ocorridas após a abolição, a industrialização do País e o avanço no processo de capacitação dos trabalhadores. "Essas mudanças mostram como empresários e empreendedores são importantes para o País", afirmou.

O espírito empreendedor do Barão de Mauá e o pioneirismo de suas iniciativas foram enfatizadas por Edson Campagnolo. "A Fiep é a casa da indústria e é uma honra para nós abrigar a exposição sobre  essa figura, que foi ícone do seu tempo, responsável por grandes e importantes obras para o Brasil, como estaleiro, companhia de transporte, estrada de ferro", lembrou Campagnolo. "Ele veio de família humilde, chegou ao auge e também experimentou a queda e a falência, ao contrariar os interesses do Império. Foi exemplar até o final, pois mesmo doente fez questão de saldar todas as dívidas", disse ele. "Sua trajetória é inspiradora para os empreendedores atuais".

 

clique para ampliar clique para ampliarEdson e Sulei Campagnolo, com o ator Paulo Betti como o Barão de Mauá (Foto: Gilson Abreu)

Durante a temporada em Curitiba, será exibido, sempre às sextas-feiras, às 19 horas, o filme "Mauá - o Imperador e o Rei", com Paulo Betti, na sala Multiartes, integrada ao Centro Cultural Sistema Fiep.

Já montada em seis outras capitais brasileiras, a exposição apresenta a vida do Barão de Mauá em três partes. Na primeira, mostra o "Homem Comum", desde suas origens, o ambiente da sede do Império, no Rio de Janeiro até o início da ascensão da vida em Mauá. A parte dois trata do "Homem de Empresa", retratando o industrial, o Barão da Ferrovia e o empreendedor, bem como a sua realização com a Coroa Portuguesa. A parte três, denominada "Enxergando mais longe", apresenta o Barão como banqueiro, suas ideias de valorização do trabalho livre na época da escravidão, os tempos difíceis - crise nacional e a sua falência, seus últimos anos de vida e o Mauá lembrado pelos brasileiros na era moderna.

SERVIÇO:
Exposição "Barão de Mauá"
Data: de 14 de março a 13 de maio de 2012
Horários: De quarta a domingo, das 10h às 19h.
Local: Centro Cultural Sistema Fiep - Av. Cândido de Abreu, 200 Centro
Informações: 0800 6480088 Entrada franca.

Exibição do filme "O Barão de Mauá"
Sextas-feiras, às 19h
Local: Sala Multiartes  - anexa ao Centro Cultural Sistema Fiep

 

Eventos na sua cidade