Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Centro Cultural05/04/2011

Centro Cultural Sistema Fiep abre exposição ao público

O novo espaço foi inaugurado quinta-feira, pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, artistas e lideranças do setor industrial

Esculturas de Vera Lilia na exposição que fica até 21 de maio

O Centro Cultural Sistema Fiep está aberto ao público com a exposição de obras da artista Vera Lília e de  artistas clássicos do Paraná. Inaugurado na noite de quinta-feira (17) o novo espaço fica na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, na avenida Cândido de Abreu, 200, em Curitiba. A exposição "Uma Homenagem à Arte Paranaense" fica até 21 de maio, aberta de quarta-feira a domingo, das 10 horas às 20 horas.

A inauguração foi feita pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures,  com a presença do vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo; do  secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, artistas, empresários, e dirigentes de sindicatos empresariais.

Rocha Loures, falou sobre Antonio Mariano de Lima, artista português do século IXI, escolhido como patrono do Centro Cultural. "O trabalho de Mariano de Lima influencia até hoje na sociedade, a partir de seu trabalho pioneiro que vislumbrou uma Curitiba industrial, ainda no final do século XIX", disse Rocha Loures.

"A indústria é uma das expressões da Humanidade. E como tudo é sistêmico, ela não pode deixar de lado a arte, até porque a arte é a expressão mais natural do espírito humano", afirmou ele.

Segundo Rocha Loures, o Centro Cultural Sistema Fiep é uma homenagem a todos os produtores culturais e artistas do Paraná. "Esse é um momento muito especial de reconhecermos Mariano de Lima e recapitularmos sua história", disse ele. O descerramento da placa inaugural foi feito pelo empresário Mário de Mari, que presidiu a Fiep na década de 1950.

Paulino Viapiana ressaltou a importância do Centro Cultural e da iniciativa do Sistema Fiep, de investir em cultura. "Ampliar espaços de difusão da arte e da cultura é uma prioridade no governo do Estado", afirmou.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira salientou a importância do Centro Cultural Sistema Fiep para ampliar a programação cultural da cidade e considerou que o espaço é um presente à cidade e seus habitantes, uma vez que a inauguração ocorre no mês de aniversário de Curitiba. Maria Christina também propôs convidou que o Centro Cultural Sistema Fiep fizesse parte do projeto Curitiba(nós), que incentiva os moradores da cidade a compartilharem suas experiências sobre como é viver na capital do Paraná.

Clique aqui e confira mais informações sobre a exposição "Uma Homenagem à Arte Paranaense" >> 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.