O câncer é causado pelo crescimento desordenado de células, que formam tumores malignos, invadem tecidos e órgãos e podem se espalhar pelo corpo. Apenas 10% a 20% dos casos são resultados de fatores genéticos. A grande maioria é causada ou agravada por fatores externos, como o tabagismo, a exposição ao sol e a obesidade.
Além de manter uma vida saudável, é muito importante a realização de exames clínicos regulares. Isso é essencial para identificar o possível aparecimento de tumores em estágios iniciais.
A boa notícia é que o diagnóstico precoce pode elevar até 100% as chances de cura, dependendo do tipo de câncer. Com mais prevenção e detecção rápida da doença, a estimativa é que um terço das oito milhões de mortes que ocorrem no mundo todos os anos possa ser evitada.
Previna-se
- Homens a partir de 45 anos devem fazer o exame de toque e de sangue para investigação do câncer de próstata.
- Mulheres a partir do início da vida sexual precisam fazer o preventivo ginecológico (Papanicolau) todos os anos. Com mais de 40, devem fazer o exame clínico das mamas e, entre 50 e 69, uma mamografia anualmente.
- Pare de fumar! O cigarro causa câncer de pulmão e também aumenta o risco do aparecimento de câncer de mama, de colo de útero, de próstata e de pele.
- Alimente-se bem. Uma alimentação equilibrada reduz os riscos de câncer em 40%.
- Evite bebidas alcoólicas.
- Faça exercícios por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
- Evite exposição prolongada ao sol entre 10 e 16 horas e use sempre proteção solar, chapéu e guarda-sol.
- Quem trabalha sob o sol deve usar, além do filtro solar, chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
- Escove os dentes três vezes ao dia e consulte o dentista regularmente.
Entre contato conosco e saiba como.